O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) anuncia o Edital PCI/CNPEM Nº 01/2026 do Programa de Capacitação Institucional – PCI, cujo objetivo é selecionar pesquisadores que contribuam para a execução de projetos de pesquisa dentro do escopo do Programa de Capacitação Institucional do CNPEM.
As bolsas serão implementadas a partir de abril de 2026, com duração prevista inicial até junho de 2026.
Os seguintes projetos de pesquisa serão apoiados no âmbito do Programa de Capacitação Institucional (Detalhes no Anexo I):
- Projeto 1: Desenvolvimento e Implementação de Métodos Avançados para a Caracterização Elétrica de Nanomateriais Emergentes;
- Projeto 2: Moléculas de F16CoPc sobre Filmes Ultrafinos de Ni em Cu(111) e Cu(110);
- Projeto 3: Produção de filtros UV flexíveis biodegradáveis baseados em filmes multicamadas de PLA/Lignina para aplicação em sistemas foto-eletroquímicos.
As inscrições deverão ser encaminhadas através do formulário de inscrição.
Serão aceitas inscrições recebidas até dia 10 de fevereiro de 2026, às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília. Não serão aceitas propostas submetidas após este horário.
Documentação
Edital 01/2026: Programa de Capacitação Institucional (PCI)
Anexo I: Projetos do Programa de Capacitação Institucional PCI – 01-2026
RN 026/2018: acesse a resolução normativa
Datas importantes
Data de publicação: 04/02/2026
Prazo para inscrições até: 10/02/2026
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para pci@cnpem.br.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).





