Oportunidade para a área de Ciências dos Materiais; candidaturas devem ser realizadas exclusivamente por e-mail
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abre processo seletivo para uma Bolsa de pós-doutorado da FAPESP, vinculada ao Centro de Engenharia Molecular para Materiais Avançados (CEMol), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP com sede no CNPEM.
Projeto: Advanced Grain Boundary Characterization of Polycrystalline Ceramics
Área: Ciências dos Materiais
A pesquisa será desenvolvida no âmbito do CEMol e tem como foco a caracterização de contornos de grão em cerâmicas policristalinas (como eletrólitos sólidos e semicondutores de óxidos de metais de transição) utilizando técnicas avançadas de microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM) e microscopia eletrônica de transmissão por varredura (STEM), ambas com correção de aberração esférica.
O bolsista realizará atividades de preparação de amostras por FIB, análises microestruturais e químicas em diferentes modos de imagem, e a correlação das características dos contornos de grão com as propriedades de condução eletrônica e iônica, contribuindo para o desenvolvimento de novos materiais voltados a aplicações em energia e processos eletroquímicos.
O(a) bolsista atuará na cidade de Campinas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o CNPEM.
Requisitos para candidatura
- Doutorado em Ciências dos Materiais ou áreas correlatas;
- Experiência comprovada em microscopia eletrônica de transmissão (TEM/STEM);
- Conhecimentos em preparação de amostras para TEM, preferencialmente com FIB;
- Conhecimento em propriedade eletrônica de cerâmicas policristalinas;
Instruções para inscrição
Os candidatos interessados deverão encaminhar e-mail para cemol@cnpem.br até 20/01/2025, (assunto: Bolsa PD Ciência dos Materiais [Nome e Sobrenome]), contendo:
- carta de motivação evidenciando a experiência prévia na área do projeto (máximo de 2 páginas);
- currículo (CV), com links para o Currículo Lattes e demais perfis acadêmicos; e,
- histórico de graduação e pós-graduação;
O valor da bolsa é de R$ 12.570,00 mensais, além de Reserva Técnica correspondente a 10% do valor anual da bolsa, destinada a cobrir despesas imprevistas e diretamente relacionadas ao plano de atividades. Para mais informações, consulte o site: https://pages.cnpem.br/cepidcemol/.
Sobre o LNNano
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).



