O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está com processo seletivo aberto para 1 (uma) Bolsa de Treinamento Técnico IV da FAPESP para atuar na área de Nanocompósitos Poliméricos. As atividades serão realizadas nos laboratórios do CNPEM, sob orientação da pesquisadora Rubia Gouveia (LNNano), e estarão vinculadas a seu projeto Auxílio Regular da FAPESP.
O(a) bolsista selecionado atuará no desenvolvimento de técnicas computacionais para o processamento, pré-processamento e segmentação de dados tomográficos 4D de materiais porosos à base de carbono, obtidos por microtomografia de raios X, incluindo experimentos in situ e com resolução temporal (realizados na linha mogno do Sirius).
As atividades envolvem remoção de artefatos, melhoria de contraste e segmentação de fases (paredes do criogel, óleo e ar), utilizando métodos clássicos e abordagens baseadas em visão computacional, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
O bolsista também utilizará softwares especializados, como Annotat3D e Avizo/Amira, e atuará em colaboração com pesquisadores das áreas de materiais e computação do CNPEM (LNNano e Sirius) em um ambiente interdisciplinar.
Requisitos para candidatura
- Graduação em ciência da computação, física, química, matemática, engenharia física ou áreas afins.
- Experiência de no mínimo dois anos em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, ou com título de mestre, ambos relacionada ao Plano de Atividades proposto;
- Experiência com tratamento de imagens de tomografia e/ou microscopias de raios – X
- Experiência com softwares de tratamentos de dados (morfologia e morfometria);
- Desejável experiência com técnicas de aprendizado de máquina aplicados a imagens incluindo deep learning.
Características da bolsa
- Bolsa TT IV da FAPESP, com duração de 24 meses;
- Dedicação: 40 horas semanais (exclusiva);
- Valor mensal R$ 4.520,00 (conforme tabela FAPESP vigente).
Inscrições
Os interessados devem enviar até 15 de março de 2026 os seguintes documentos para o e-mail rubia.gouveia@lnnano.cnpem.br com o assunto: [Bolsa TT-IV Nanocompósitos porosos])
- Carta de motivação evidenciando a experiência prévia na área do projeto (máximo 2 páginas);
- Currículo (CV), com links para o Currículo Lattes e demais perfis acadêmicos;
- Envio de uma carta de recomendação; e,
- Histórico de graduação e pós-graduação (quando aplicável).
Os candidatos que possuírem perfis compatíveis com a vaga serão convidados para a realização de uma entrevista.
Sobre o LNNano
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






