G1 Campinas e Região em 16/05/2016
Evento celebra os 20 anos da primeira volta de elétrons no acelerador.
Para marcar a data, G1 preparou uma série especial sobre o assunto.
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) realiza, neste sábado (21), o “Ciência Aberta”. O evento ocorre das 10h às 15h, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP).
O evento marca os 20 anos da primeira volta de elétrons no acelerador de partículas do laboratório. A programação é gratuita.
Visitas
A programação envolve visitas guiadas pelas instalações do laboratório, para que o público possa conhecer de perto o acelerador. Depois, os participantes vão poder analisar em microscópios materiais que fazem parte do cotidiano, como sal, ovos de peixe, açúcar, fios de cabelo, insetos, entre outros.
Vão estar disponíveis também brinquedos para as crianças, praça de alimentação com opções de food trucks, palestras informais, e a presença do Caminhão Oficina Desafio, da Unicamp, no evento.
Além disso, os participantes vão ter a chance de conhecer mais sobre o Projeto Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, projetada pelo LNLS.
Especial
Para marcar essa data, o G1 preparou uma série especial sobre o superlaboratório de Campinas. Serão quatro reportagens que irão contar a história desse relevante projeto da ciência brasileira.
Na primeira, que será publicada nesta terça-feira (17), entenda o que é e quais são os usos da luz síncrotron. Aguarde.
Serviço
O que: “Ciência Aberta”
Quando: sábado (21), das 10h às 15h
Onde: Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000, Polo II de Alta Tecnologia – Campinas
Preço: grátis
Informações: página oficial do evento