Escola de Ciência oferece ensino superior gratuito e garante moradia, alimentação e transporte aos aprovados
A Ilum Escola de Ciência, instituição de ensino superior do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), está com inscrições abertas até 15 de dezembro para o seu processo seletivo 2026. A participação é gratuita, assim como todo o curso, incluindo as atividades acadêmicas e os benefícios oferecidos aos estudantes.
A Ilum oferece Bacharelado em Ciência e Tecnologia, uma graduação interdisciplinar, integral e com duração de três anos, estruturada para promover formação científica sólida aliada à vivência prática em pesquisa. Os estudantes têm acesso a uma infraestrutura de referência nacional e internacional no campus do CNPEM, em Campinas-SP.
Um dos diferenciais da instituição é seu caráter 100% gratuito, tanto da inscrição quanto do ensino. Os alunos aprovados recebem ainda moradia, alimentação, transporte, computador pessoal, aulas de inglês e apoio psicológico. A proposta pedagógica prioriza o desenvolvimento humano e acadêmico, oferecendo acompanhamento próximo e oportunidades de participação em projetos científicos desde o início da graduação. A proposta inovadora de ensino já apresenta resultados concretos, com uma taxa de evasão dos estudantes de cerca de 5% nas duas primeiras turmas formadas, enquanto nos últimos 10 anos no Brasil, apenas 39% dos ingressantes no ensino superior concluíram o curso até 2024, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
“Buscamos uma abordagem ativa e centrada em projetos. Aqui, o aluno tem 50% do tempo em laboratórios. Ensinamos os conceitos fundamentais da matemática, química, biologia, física, ciência de dados e humanidades, mas o estudante aprende a resolver problemas e não fica restrito às teorias das disciplinas”, disse Adalberto Fazzio, diretor da Escola.
Para ingressar na Ilum, é necessário passar por três etapas:
- Manifestação de interesse: o candidato preenche, até 15/12, seus dados pessoais e descreve sua trajetória, motivações e afinidade com ciência e tecnologia;
- Aproveitamento da nota do ENEM: são selecionados 250 candidatos com as melhores notas no Exame. Esta etapa está prevista para começar em 19;01;
- Entrevista individual: os aprovados na fase anterior são convocados para entrevistas individuais e remotas com os docentes da Escola entre os dias 22 e 30 de janeiro.
Ao todo, a Ilum disponibiliza 40 vagas, sendo 50% reservadas a estudantes de escolas públicas. A lista dos aprovados está prevista para ser divulgada em 2 de fevereiro de 2026.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).




