CeiseBr, 23/05/217
Evento comemora 25 anos e acontece em Sertãozinho de 22 a 25 de agosto
A FENASUCRO & AGROCANA – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética está comemorando em 2017, 25 anos de realização e de acordo com a organização, durante o lançamento promovido à imprensa no dia 23 de maio, em Ribeirão Preto, a edição marcará a história do evento, consolidando-o cada vez mais como o maior do mundo exclusivamente voltado ao setor da cana-de-açúcar.
Realizada na cidade de Sertãozinho, um dos principais polos produtores de cana-de-açúcar no Brasil, a 25ª FENASUCRO & AGROCANA está otimista diante de um cenário favorável de retomada do setor sucroenergético. Com 95% dos espaços já comercializados, a feira espera receber 35 mil visitantes/compradores brasileiros vindos de mais de 40 países, que devem gerar R$ 3,1 bilhões em negócios. Plataforma de tecnologias, revelando alternativas e soluções para toda cadeia produtiva açucareira, mais de mil marcas estarão presentes na edição deste ano.
Principais destaques de 2017
Além de fomentar negócios, a FENASUCRO & AGROCANA reforça o seu papel propagador de novos conhecimentos e tendências. O Espaço de Conferências ampliou a carga horária da programação de 200 para mais de 300 horas. Com isso o número de auditórios passou de quatro para seis para receber especialistas e profissionais de todas as áreas do setor sucroenergético.
Entre os eventos realizados no Espaço, o Fórum de Produtores de AgroEnergia é um dos principais destaques desta edição, promovendo uma discussão globalizada com os principais países produtores de cana e beterraba açucareira do mundo. Cerca de 500 participantes são esperados para este evento, de diversos países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Filipinas, França, Honduras, México, Romênia, Turquia, entre outros. Os produtores de cana terão a oportunidade de conhecer produtos para a geração de bioenergia vindos das culturas de milho e beterraba.
A grade de programação também foi inovada recebendo eventos sediados pela primeira vez na FENASUCRO & AGROCANA como: Lançamento Nacional do projeto “Muda Cana”, Indústria A 4.0 – a quarta revolução industrial no setor sucroenergético; Usinas de alta performance; e Café Sucroenergético – governo, mercado e investimentos.
Outra novidade é a participação inédita – de duas formas – do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Uma delas é o Workshop sobre Bioeconomia, ministrado por Gonçalo Pereira, diretor do CTBE, junto a outros pesquisadores do Laboratório. O objetivo deste seminário é discutir sobre a importância da comunicação, de novas pesquisas, novas tecnologias e, também, novas abordagens para a solução de problemas de grande complexidade em quatro grandes frentes da Bioeconomia: agrícola, industrial, de processos e molecular. Desenhado exclusivamente para a Fenasucro, o Workshop tem como proposta o diálogo com a iniciativa privada e órgãos de pesquisa, reduzindo a lacuna que existe entre ciência de ponta e setor produtivo. As discussões devem abrir caminhos para que o Brasil se torne um País mais sustentável, autossuficiente em geração de energia e, finalmente, exportador de tecnologia. Já o Stand CTBE, montado em parceria com a multinacional Infors HT, levará à feira equipamentos de última geração já implementados nos mais avançados laboratórios do mundo. As ferramentas que serão expostas atendem às altas expectativas de pesquisadores dos mais diversos setores, dentre eles o Sucroenergético, garantindo que os resultados obtidos em bancadas e Plantas Piloto sejam precisos e prontos para serem levados à escala industrial.
Ainda entre os destaques está a Ilha do Conhecimento, um modelo europeu de exposição em que dois miniauditórios estarão disponíveis para expositores realizarem palestras para pequenos grupos sobre seus produtos comerciais.
O Gerente Geral da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone, afirma que as novidades não param por aí. “Nosso objetivo é fazer uma edição que marcará a história da feira pelos seus 25 anos de realização. Nesse tempo todo, o setor sucroenergético enfrentou grandes desafios e sempre sai cada vez mais fortalecido. Temos muito que comemorar e, por isso, estamos concentrando forças em ações inéditas, reforçando este evento como gerador de negócios e difusor de conhecimento para toda cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, destaca.
Contextualizando um cenário desde o início de 2017, em que o setor apresentou avanço, ainda que tímido e longe do ideal, nos pedidos de reforma/manutenção de equipamentos das usinas às indústrias; os preços do açúcar no mercado internacional continuarem atrativos e as usinas ampliarem seus investimentos para esta safra, inclusive em plantio, e o etanol prestes a entrar numa nova fase, o presidente do CEISE Br, Aparecido Luiz, destacou os próximos desafios da cadeia sucroenergética. “Preocupado em cumprir os compromissos assumidos no Acordo do Clima de Paris, que tem o intuito de reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, o governo brasileiro está perto de implantar o programa RenovaBio, visando ao aumento de 18% de participação dos biocombustíveis na matriz energética até 2030. Dessa forma, será preciso quase que dobrar a oferta de etanol, dos atuais 28 bilhões para 50 bilhões de litros, o que vai demandar novas unidades produtoras e, consequentemente, reaquecer a indústria de base e serviços. Com essa expectativa, e estamos confiantes que o RenovaBio vai acontecer, a FENASUCRO & AGROCANA 2017 poderá ser palco de grandes negócios e de ideias estratégicas para um novo e promissor momento do setor, apresentando tecnologias, inovações e soluções para tornar todos os elos da cadeia produtiva da cana-de-açúcar mais competitivos e prontos para atender à demanda com mais eficiência e produtividade” diz.
Negociações
Em 2017, a feira confirma a realização de 4 rodadas internacionais de negócios durante os quatro dias do evento, com a participação de empresas de 43 países. São esperados US$ 130 milhões em prospecções. Já as rodadas nacionais também acontecerão, durante três dias, englobando mais de 60 empresas compradoras dos setores Agrícola, Industrial e Alimentos e Bebidas.
Homenagens
A 25ª FENASUCRO & AGROCANA homenageia este ano duas importantes personalidades do setor sucroenergético: Elizabeth Farina (presidente da UNICA) é a presidente de honra da FENASUCRO. Antonio Eduardo Tonielo (presidente da Copercana) é o presidente de honra da AGROCANA.
Associações parcerias
Mais de 40 associações, ligadas aos setores agrícola e industrial, são parceiras da edição deste ano da feira, como: ABIMEI – Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais; ABRACEEL – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia; ALCOPAR – Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná; SIFAÇÚCAR – Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás; UDOP – União dos Produtores de Bioenergia; ABRALOG – Assoc. Brasileira de Logística; AMCHAM – Câmara Americana de Comércio; DATAGRO; ESALQ – LOG/USP; GEGIS – Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro; GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria; GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar; LIDE, STAB- Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, entre outras.
A FENASUCRO & AGROCANA é uma realização do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Serviço
25ª edição
Realização: 22 a 25 de agosto de 2017
Horário exposição: das 13h às 20h
Horário eventos de conteúdo: das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos Zanini, Marginal João Olézio Marques, n 3.563, Sertãozinho – São Paulo – Brasil
Site oficial: www.fenasucro.com.br