Unidade Embrapii CNPEM é reconhecida pelo valor de projetos contratados em 2022

Publicado em 16/11/2022
Assessoria de imprensa em 16/11/2022

Entre os dias 10 e 11 de novembro foi realizada a 16ª edição do Encontro de Unidades da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. A programação contou com premiação dedicada às Unidades que tiveram destaque em desempenho ao longo de 2022 — dentre elas a Unidade Embrapii Biotecnologia CNPEM. Credenciada desde 2014, a Unidade CNPEM recebeu o reconhecimento pelo valor de projetos contratados em 2022, totalizando R$30,37 milhões, um recorde histórico para a Unidade CNPEM.

O valor contempla seis novos projetos de nossa Unidade, sendo quatro na área de Biotecnologia aplicada à saúde e dois em Biotecnologia industrial. Na primeira, os projetos foram descoberta e desenvolvimento de fármacos a partir da biodiversidade brasileira para tratamento de doenças cardíacas, câncer, infecções virais, dentre outras. Em biotecnologia industrial os projetos contratados foram em biorrefinaria agroindustrial e biorrefinaria de resíduos agroflorestais.

Desde sua criação em 2013 a Embrapii tem aumentado o número de credenciadas, e conta hoje com mais de 80 Unidades em diversas áreas de competência.

Sobre o CNPEM  

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/