Perguntas frequentes

O que é um usuário externo?

Usuário externo é o pesquisador vinculado a uma instituição de ensino ou pesquisa que necessite desenvolver uma proposta de pesquisa nas instalações abertas oferecidas pelo CNPEM.

O que é uma instalação aberta?

As instalações abertas são ambientes que oferecem equipamentos de alta tecnologia gratuitamente para pesquisadores e estudantes de todo o mundo, em conjunto com insumos laboratoriais e apoio técnico especializado. Esse ambiente científico pujante é propício à cooperação científica e contribui para a formação de recursos humanos em instituições de ensino e pesquisa. Os usuários são treinados e capacitados para operar os equipamentos e com isso extrair os dados necessários para o desenvolvimento de sua pesquisa.

O que é uma proposta de pesquisa?

É a rota de acesso às instalações abertas para usuários acadêmicos e industriais, exclusivamente para pesquisas em domínio público conduzidas por brasileiros ou estrangeiros, que não almejem a proteção intelectual de suas pesquisas. Uma proposta de pesquisa busca trilhar métodos que poderão conduzir os pesquisadores envolvidos em suas análises e investigações. Por exemplo, testar uma hipótese científica, sintetizar ou desenvolver materiais, utilizar equipamentos para a observação de uma variedade de sistemas, desde materiais moles até biomoléculas, compreender mecanismos de ação de fármacos para desenvolvimento de tratamentos/vacinas, sequenciamento de DNA, análise baseada em espectrometria de massa, entre outros.

Como submeter uma proposta de pesquisa?

O CNPEM oferece um parque de equipamentos de forma gratuita e com possibilidade de auxílios para a realização de propostas. O primeiro passo para submeter uma proposta de pesquisa em um dos laboratórios abertos do CNPEM é fazer um cadastro no sistema SAU Online. A proposta é submetida através de um formulário onde o usuário escolhe o Laboratório Nacional e a Linha de Luz/Instalação da técnica que deseja realizar o experimento. No formulário o usuário deverá fornecer informações sobre os experimentos desejados, o embasamento científico, os resultados esperados, etc. Algumas informações necessárias para submissão podem variar entre os Laboratórios Nacionais devido à natureza de cada instalação/experimento. Todo o processo é acompanhado por uma comissão avaliadora que julgará os méritos da proposta e demais informações contidas em cada formulário.

Quem está elegível à submissão de uma proposta de pesquisa?

O CNPEM aceita propostas de pesquisa de pesquisadores de instituições de ensino, ciência e tecnologia que tenham uma hipótese científica a ser testada. Alunos (doutorado, mestrado etc.) não podem enviar uma proposta sem um pesquisador sênior como pesquisador principal (principal investigator, PI). Se a proposta for apresentada por aluno de doutorado, deverá conter um pesquisador titular, preferencialmente o orientador do aluno como pesquisador principal.

IMPORTANTE: Dada a importância dos resultados científicos anteriores para o processo geral de avaliação das propostas, recomenda-se que os usuários verifiquem e atualizem suas publicações tanto no sistema SAU Online quanto na base de dados da Biblioteca do CNPEM.

Quais são as modalidades de propostas disponíveis para submissão?

Cada instalação possui um tipo de proposta de pesquisa disponível para os usuários interessados em submeter um projeto, sendo que algumas propostas podem ser submetidas em fluxo contínuo e outras apenas dentro de chamadas específicas. Para usufruir dessas oportunidades, é necessário que o usuário verifique previamente as instalações abertas e acompanhe as aberturas de chamadas para submissão de propostas. Essa ação permite que o usuário tenha acesso aos prazos, requisitos e outras informações pertinentes à submissão de sua proposta de pesquisa.

As propostas seguem fluxo de avaliação de mérito e segurança, e se aprovadas, os pesquisadores recebem o acesso às instalações, treinamento e suporte para a utilização das instalações.

  • Proposta Regular (Regular Proposal) e Padrão (Standard): Este é o procedimento padrão para acesso às instalações abertas do CNPEM. A submissão de propostas é realizada obedecendo o calendário de submissão de cada instalação. O usuário solicita tempo para um experimento específico em uma instalação. A proposta é avaliada por um dos Comitês Internos ou Externos de Avaliação de Propostas. Se a proposta for aprovada, é concedido ao usuário tempo para execução de pesquisa.
  • Acesso Rápido (Rapid Access Proposal) e Fast-Track: Esta modalidade de submissão visa melhorar o acesso às instalações do CNPEM para experimentos que exigem pouca preparação e envolvem amostras e questões de segurança simples. Destina-se a usuários que já possuem experiência na técnica exigida. A equipe ou o proponente principal já deve ter tido uma proposta aprovada e aceita. Pode ser utilizado para completar e/ou complementar resultados experimentais para a conclusão de publicações científicas e/ou trabalhos de teses.
  • Comissionamento Científico (Scientific Commissioning): O modo comissionamento científico permanece aberto em fluxo contínuo de submissões de proposta de pesquisa. Para submeter uma proposta de pesquisa nesse modo é necessário contatar previamente os coordenadores das instalações para definir as condições dos experimentos.

Quais são os prazos para submissão de propostas?

Usuários cadastrados no sistema SAU Online receberão uma mensagem por e-mail quando houver abertura de chamada para submissão de propostas de pesquisa, no entanto existem instalações abertas que recebem propostas através de um fluxo contínuo, sendo assim, não há abertura de chamada específica. Calendários atualizados de submissão de propostas das instalações abertas via chamada ou fluxo contínuo estão disponíveis nos sites do CNPEM para consulta.

Além disso, as redes sociais do @CNPEM são frequentemente atualizadas com comunicados direcionados a toda comunidade científica visando ampliar o alcance da divulgação.

Como as propostas são avaliadas?

Aos pesquisadores que tiverem suas propostas aceitas no LNLS e LNNano, há a possibilidade de auxílio deslocamento, alojamento e refeição durante a sua estadia para os experimentos.

Em relação à estadia no campus, o que o CNPEM pode oferecer aos usuários?

Visando contribuir com o conforto e bem-estar, o CNPEM disponibiliza aos usuários que estejam realizando algum tipo de atividade regular no campus, um alojamento com quartos duplos compartilhados; cozinha coletiva com geladeira, micro-ondas, cooktop, forno elétrico; sala de TV; área de serviço com máquina lava e seca; roupa de cama e banho, serviço de limpeza e camareira, e frigobar nos quartos, além de um restaurante para aquisição de refeições (café da manhã, almoço), vending machines e estacionamento gratuito.

Para mais informações, clique aqui.

Quais tipos de auxílios financeiros estão à disposição dos usuários do LNLS-SIRIUS e LNNano?

Quem é elegível ao auxílio financeiro e como solicitar?

Usuários externos de instituições brasileiras que residam fora do estado de São Paulo e estrangeiros que residam em países da América Latina e Caribe. Este auxílio financeiro atende exclusivamente usuários externos com proposta de pesquisa agendada no LNLS-SIRIUS e LNNano. A solicitação do auxílio financeiro é feita exclusivamente via SAU Online, e deve ser realizada através do e-mail automático de agendamento enviado ao proponente com o título “Shifts scheduled [Schedule has been updated]”, acessando o link no final do parágrafo “Badge and Guesthouse and financial support (if applicable)”.

É importante verificar as orientações e procedimentos para solicitar o auxílio financeiro ao enviar suas amostras, tanto para destinos nacionais quanto internacionais.

Como consultar o status de uma proposta de pesquisa?

Para consultar o status de uma proposta, basta clicar no link “View all proposals”, localizado na página principal de sua conta no SAU Online. Ali são listadas todas as suas propostas.

Como é feito o treinamento de segurança?

A fim de garantirmos uma experiência segura e eficaz no CNPEM, após o agendamento da proposta, orientamos todos os usuários envolvidos na proposta que forem comparecer presencialmente no CNPEM a realizar o treinamento de segurança obrigatório da instituição. O treinamento está disponível no sistema SAU Online. O cumprimento do treinamento de segurança é essencial para o bom funcionamento das normas de segurança e para instruirmos a comunidade de usuários sobre os procedimentos de segurança interna do CNPEM.

Quais providências mínimas são recomendadas ao usuário antes, na chegada ao CNPEM e depois do experimento?

Uma vez confirmados os membros da equipe que realizarão o experimento, é possível fazer alterações?

Em até uma semana antes da data da proposta, se houver a necessidade de alteração de algum membro da equipe, solicite a mudança diretamente para o Escritório de Usuários (EdU), pelo endereço de e-mail edu@cnpem.br, informando:

  • Número da proposta;
  • Nome completo;
  • Endereço de e-mail.

Este novo membro deverá estar previamente cadastrado no SAU Online para que a alteração seja efetuada.

É possível enviar uma amostra internacional ou nacional para o CNPEM?

Há instalações abertas que atendem usuários internacionais ou nacionais através do recebimento de amostras. A necessidade deve ser discutida e alinhada com o pesquisador responsável de cada instalação do CNPEM.

Para os envios internacionais, após alinhamento das expectativas juntamente com o pesquisador responsável, pedimos que o usuário preencha o formulário disponível no SAU Online e aguarde retorno do Escritório de Usuários (EdU) para orientações.

O envio de amostras para algumas instalações pode ser pago pelo programa de auxílio do CNPEM. Para obter mais informações, acesse o link: Regras para concessão de auxílio.

Como incluir membros na equipe e confirmar minha ida ao CNPEM?

Basta acessar o e-mail automático de agendamento enviado ao proponente com o título “Shifts scheduled [Schedule has been updated]”, e acessar o link no final do parágrafo “Badge and Guesthouse and financial support (if applicable)” ou acessar diretamente o SAU Online e clicar em “Select” no quadro “Your next scheduled experiments”. É importante salientar que cada integrante da equipe deve acessar este link e fazer as suas próprias solicitações. Não é possível que um único membro inclua os demais.

Como avaliar a minha experiência no CNPEM?

Após a realização do projeto de pesquisa, recomenda-se fortemente que o usuário beneficiário preencha o Formulário de Avaliação de Infraestrutura e Serviços que está disponível no sistema SAU Online. O preenchimento do formulário é extremamente importante para conhecimento de opiniões, relatos e percepções dos usuários que conduziram experimentos dentro das instalações abertas do CNPEM.

Após o experimento, é necessário providenciar algum relatório?

No fim do experimento, é obrigatório que o proponente e pesquisador principal preencham o Relatório Experimental e submeta-o no SAU Online. É responsabilidade do proponente e do investigador principal (PI) fazer bom uso dos dados disponibilizados e distribuídos a seus colaboradores.

IMPORTANTE: o usuário deve declarar explicitamente a infraestrutura utilizada no CNPEM, em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de seu projeto. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitadas.

Em caso de dúvidas pertinentes à submissão de minha pesquisa, quem contatar?

Antes de submeter uma proposta, recomenda-se que os usuários consultem no site as linhas de luz, instalações, serviços e tecnologias disponíveis, assim como recomendações específicas para o preparo de amostras, protocolos e outras especificações detalhadas sobre o processo de submissão de proposta de pesquisa. Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, sugerimos que entre em contato com o Escritório de Usuários (EdU) para direcionamento aos respectivos pesquisadores responsáveis por cada instalação ou linha de luz.

Como ter acesso à conexão WiFi do CNPEM?

Assim que o usuário confirmar sua vinda ao CNPEM na plataforma SAU Online, o sistema enviará automaticamente um e-mail com informações detalhadas sobre o acesso à rede WiFi do CNPEM. O username de acesso à rede WiFi do CNPEM inicia-se com as credenciais “up“, e o e-mail será enviado 10 dias antes do início do agendamento dos experimentos. Portanto, certifique-se de conferir sua caixa de entrada nesse período para obter todas as informações necessárias.

Suporte, elogios, reclamações, dúvidas gerais ou sugestões

Para entrar em contato com o Escritório de Usuários (EdU), responsável por atender os usuários, é possível utilizar os seguintes meios de comunicação: o endereço de e-mail edu@cnpem.br, os telefones +55 (19) 3512-1025 ou WhatsApp +55 (19) 99827-9687.

Dúvidas referentes ao auxílio financeiro

Quem é elegível ao auxílio financeiro e como solicitar?

Usuários externos de instituições brasileiras que residam fora do estado de São Paulo e estrangeiros que residam em países da América Latina e Caribe. Este auxílio financeiro atende exclusivamente usuários externos com proposta de pesquisa agendada no SIRIUS e LNNano. A solicitação do auxílio financeiro é feita exclusivamente via SAU Online, e deve ser realizada através do e-mail automático de agendamento enviado ao proponente com o título “Shifts scheduled [Schedule has been updated]”, acessando o link no final do parágrafo “Badge and Guesthouse and financial support (if applicable)”.

Quais tipos de auxílios financeiros estão à disposição dos usuários do SIRIUS e LNNano?

Dúvidas referentes ao alojamento

Como fazer uma reserva de quarto no Alojamento do CNPEM?

Para solicitar a reserva do alojamento via SAU Online: pelo menu, clicar em “Select” no quadro “Your next scheduled experiments”, em seguida selecionar a opção “Add guesthouse request” e preencher o período que pretende reservar.

Como e onde pode ser feito o pagamento das despesas do Alojamento?

As despesas do alojamento devem ser quitadas durante o check-in ou checkout, na sala do Serviços de Apoio ao Usuário (SAU). As formas de pagamentos incluem:

  • dinheiro (reais);
  • cartão de débito;
  • Pix.

Onde deve ser feito o check-in do alojamento fora do expediente da SAU?

O horário de funcionamento da SAU é das 8h às 17h. Caso o usuário chegue fora deste horário, a chave do quarto estará disponível na portaria do CNPEM.

É possível se hospedar em um quarto individual?

Não. Todos os quartos são duplos com o objetivo de atender a mais usuários que precisam da acomodação para a realização de propostas.

É necessário levar roupa de cama e banho para o Alojamento?

Não, o alojamento oferece roupa de cama e banho, além de serviço de limpeza. Saiba mais sobre o Alojamento do CNPEM.

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Informações úteis

Funcionamento e local
Segunda a sexta, 8h às 17h (UTC-3)
CNPEM, Sala 902G3, Sirius

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