Ensino

O fortalecimento das competências de pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I) está diretamente associado à formação de recursos humanos capazes de se conectarem em busca de soluções para desafios que atingem a sociedade global e localmente.

O CNPEM promove diversas ações associadas à formação de pessoal em atividades de PD&I. Seus programas de pesquisa e desenvolvimento recebem bolsistas de todos os níveis, em parceria com Universidades e Programas de Pós-Graduação. Há ainda programas de imersão no ambiente de pesquisa para alunos e professores, além de eventos e cursos de capacitação em temas específicos.

A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades de ensino, com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso de graduação interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

As atividades de treinamento e educação integram a missão do CNPEM e são peças-chave para o progresso da pesquisa e o desenvolvimento nacional.

Ilum Escola de Ciência

VISITE O SITE DA ILUM >

Com proposta inovadora para a formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do CNPEM, financiada pelo MEC, que oferece o curso superior gratuito em Ciência, Tecnologia e Inovação, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral.

Nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso proporciona uma sólida base científica, de forma multidisciplinar e interdisciplinar. A grade curricular abrange disciplinas nas áreas de ciências da vida, ciências da matéria, linguagens matemáticas e humanidades, para uma formação integral de seus alunos, baseada na ética e na cooperação na busca por respostas e soluções às questões globais do mundo moderno. Saiba mais no site da Ilum Escola de Ciência.

Para estudantes & professores

VEJA MAIS INICIATIVAS DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO >

As melhores férias de verão da sua vida podem estar no CNPEM. O Programa Bolsas de Verão é destinado a universitários de países da América Latina e Caribe que já tenham completado pelo menos três semestres do curso. O PBV acontece entre janeiro e fevereiro, período em que os selecionados desenvolvem um projeto de pesquisa no campus do CNPEM, com todas as despesas cobertas pelo Centro.

Oportunidades para alunos de graduação que visam a resolução de problemas científicos. O PIBIC é realizado mediante concessão de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação científica. A chamada para inscrições ocorre uma vez ao ano.

Para estagiários apaixonados por ciência e tecnologia. O PUE é direcionado a estudantes de nível técnico ou superior, criativos e inovadores que busquem novos desafios e desenvolvimento. O foco é a aprendizagem teórica e prática. O desenvolvimento durante o estágio acontece por meio de atividades e projetos direcionados.

Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) atende professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada. Os participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa de ponta do CNPEM. Por meio de seminários, aulas expositivas, mesas redondas e trocas de experiências, professores são motivados a levar conceitos da ciência moderna para as salas de aula onde atuam, atualizando suas práticas.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa. A Escola visa atrair estudantes da graduação a pós-graduação, de todas as áreas.