Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 21 de outubro

Publicado em 09/11/2020
G1 em 21/10/2020

LINK: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/10/21/ultimas-noticias-de-coronavirus-na-regiao-de-campinas-em-21-de-outubro.ghtml

Jair Bolsonaro visita nesta quarta-feira (21) o Sirius, superlaboratório de luz síncrotron de 4ª geração instalado em Campinas (SP)Será a primeira visita ao acelerador de partículas de R$ 1,8 bilhão, e o presidente participará de uma cerimônia de abertura da primeira linha de pesquisa que, na verdade, já funciona em caráter emergencial na tentativa de ajudar cientistas no combate à Covid-19.

Maior investimento da ciência brasileira, o Sirius realizou em julho os primeiros experimentos ao obter imagens em 3D de estruturas de uma proteína imprescindível para o ciclo de vida do novo coronavírus.

Em setembro, um grupo do Instituto de Física da USP de São Carlos utilizou o acelerador na busca por uma “chave” para desativar o novo coronavírus. Foi o primeiro experimento de pesquisadores externos no Sirius, instalado dentro do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC).

O CNPEM espera receber, após a inauguração oficial da primeira linha de luz, batizada de Manacá, propostas de pesquisadores de outros objetos de estudos que não apenas a Covid-19.

A primeira linha a ficar ativa é dedicada a técnicas de Cristalografia de Proteínas por Raios X. Na prática, é a estação que pode ajudar cientistas a encontrar ou melhorar, por exemplo, um fármaco capaz de inibir ou agir frente ao novo coronavírus.

Repercussão: Jornal Floripa