Portal do MCTIC em 20/10/2016
O Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), recebe até sexta-feira (21) a visita de estudantes para as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Uma exposição foi montada com vídeos e amostras sobre as pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios do CNPEM nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, desenvolvimento de bioetanol e outras.
Os estudantes também terão a oportunidade de conhecer um acelerador de elétrons e saber mais sobre a fonte de luz síncrotron. Além disso, microscópios estão disponíveis para a observação de materiais do cotidiano, como cristais de açúcar, sal, areia, insetos, fios de cabelo, ovos de peixe e micro-organismos presentes na água.
Tour
Uma das principais atrações da SNCT no CNPEM é a visita às instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), onde estão sendo projetados e desenvolvidos componentes para o Sirius, a nova fonte de luz síncroton brasileira. Com mais de 500 metros de circunferência, o Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país. A nova fonte de luz abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras. A nova fonte de luz deve ser inaugurada em 2018 e será aberta para pesquisadores um ano depois, em 2019.
Todas as atividades no campus do CNPEM são gratuitas e contam com o apoio da Prefeitura de Campinas.