Inscritos para curso de graduação em Centro de Pesquisa que abriga Sirius podem enviar nota do Enem até esta terça

Publicado em 23/02/2022
Por G1 Globo em 14/02/2022

Aqueles que não realizarem o envio serão automaticamente desclassificados, informaram os organizadores. Processo seletivo recebeu 943 inscrições para 40 vagas ofertadas.

 

Prédio da Ilum Escola de Ciências, iniciativa do CNPEM, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução

Prédio da Ilum Escola de Ciências, iniciativa do CNPEM, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução

Termina nesta terça-feira (15) o prazo para que os candidatos a uma das 40 vagas no curso de graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência, do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), enviem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo recebeu 943 inscrições para a 1ª turma do curso, sendo 72,6% delas de estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas.

De acordo com a organização do processo seletivo, aqueles que não enviarem a nota até esta terça serão automaticamente desclassificados. O envio pode ser feito pelo site.

Após a análise do desempenho no Enem, 200 alunos começarão a ser convocados a partir de sexta-feira (18) para a fase final, de entrevista individual e on-line, realizada entre 21 e 24 de fevereiro. Já a lista de convocados será divulgada em 25 de fevereiro, segundo a assessoria do CNPEM.

Todos os aprovados para o curso, que é gratuito e tem duração de três anos em período integral, terão direito à moradia, alimentação e transporte gratuito durante a graduação. No primeiro dia de aula, marcado para 3 de março, cada aluno receberá um computador pessoal para uso durante a formação.

A escola

 

A Ilum fica instalada em um prédio do bairro Santa Cândida, em Campinas, endereço onde na década de 1980 os pesquisadores iniciaram o desenvolvimento do primeiro acelerador de elétrons brasileiros, o UVX, recentemente substituído pelo Sirius, superlaboratório de luz síncrotron. O prédio foi reformado para abrigar a Escola de Ciências.

Segundo o CNPEM, o currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo.

Nos dois primeiros anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, enquanto o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos.

Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, reforça a ciência no enfrentamento do novo coronavírus — Foto: Nelson Kon

Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, reforça a ciência no enfrentamento do novo coronavírus — Foto: Nelson Kon