MCTI em 02/05/2023
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove a partir desta quarta-feira (3) o Workshop 2023 do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO). Até o dia 5, o evento reúne, em Campinas (SP), os coordenadores dos laboratórios do SisNANO, especialistas e representantes do mercado de nanotecnologia para compartilhar oportunidades e debater as ações do país nesse setor.
O evento acontece no auditório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e tem transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no YouTube e do LNNano. A programação conta com apresentações, mesas redondas e uma visita ao Sirius, o acelerador brasileiro de luz sincrotron, maior infraestrutura de pesquisa do país. Confira aqui a programação na íntegra.
De acordo com o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI, Felipe Bellucci, o evento é um espaço de troca de boas práticas e divulgação dos bons resultados do programa.
“Na edição anual do Workshop do SisNANO, teremos uma excelente oportunidade de acompanhar os resultados dessa política pública, aproximar os diversos atores do ecossistema de inovação (ICT, empresas, startups, financiadoras, associações, reguladores e outros), gerar um espaço de troca de boas práticas e práticas exitosas, bem como difundir para a sociedade os resultados já alcançados pelo programa”, afirma.
O programa
O SisNANO é formado por um conjunto de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanociências e nanotecnologias. As unidades possuem caráter multiusuário e de acesso aberto a instituições públicas e privadas. Todas as regiões do país contam com pelo menos um laboratório do Sistema.
A primeira fase da iniciativa (2013-2018) teve a participação de 26 laboratórios, que receberam ao longo de 6 anos aproximadamente R$ 88 milhões de recursos do MCTI e do FNDCT. A segunda fase (2019-2023) é composta por 23 laboratórios escolhidos por chamada pública com investimento de R$ 10 milhões. O SisNANO compõe a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia, lançada em 2013 com objetivo de integrar e fortalecer ações do governo na área de nanotecnologia.
Entre os resultados do programa estão 163 patentes depositadas em 2020 e 2021; 680 empresas atendidas de 2020 a 2022, além das ações voltadas para capacitação de pessoal, cooperações internacionais e interação com o setor econômico.
Sobre o CNPEM
Ambiente único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do MCTI. O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O Centro reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.
O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.