Jornal da Ciência, em 11/02/2011
O Laboratório Microscopia Eletrônica (LME), que integra o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), inicia na terça-feira (15) a operação para usuários de um novo microscópio eletrônico de transmissão JEOL JEM 2100F HRP (TEM-FEG), este microscópio foi adquirido com recursos da Fapesp (processo 02/04151-9). O período de submissão de proposta, iniciado em 15 de janeiro, encerra em 30 de outubro deste ano
O equipamento tem um canhão de emissão por efeito de campo (FEG) e opera tanto em modo de transmissão – Transmission Electron Microscopy (TEM) -, quanto de transmissão com varredura – Scanning Transmission Electron Microscopy, (STEM).
O novo microscópio será dedicado a nanoanálises por meio do uso da espectroscopia de perda de energia dos elétrons (EELS), espectroscopia de raios-X por dispersão em energia (XEDS) e imagens por campo escuro anular em alto ângulo (STEM – HAADF).
Segundo o pesquisador Luciano Montoro, do LME, as possibilidades de utilização do equipamento aumentam significativamente a atual capacidade analítica. “Agora é possível analisar estruturas menores, propriedades eletrônicas de materiais e elementos leves como, por exemplo, o carbono e o oxigênio”, diz.
Nessas técnicas o feixe de elétrons é emitido em direção a uma amostra bem fina com a qual sofre diversos processos de interação. Nesses processos é possível obter informações como propriedades morfológicas e estruturais, composição química, estados de oxidação ou hibridização, entre outras. O diferencial desse microscópio é a presença de um espectrômetro (filtro de energia) para a análise das variações da energia do feixe de elétrons após interagir com a amostra, e de um canhão de elétrons do tipo FEG que permite a obtenção de sondas analíticas de dimensões muito menores, melhorando significativamente a resolução espacial nas análises.
Por se tratar de um equipamento de operação mais complexa que outros existentes no LME, o uso do microscópio será, numa primeira etapa, aberto a usuários com experiência comprovada em TEM e/ou STEM.
Mais informações podem ser solicitadas pelo email: res-temfeg@lnls.br
Repercussão em:
Agência FAPESP:
https://www.agencia.fapesp.br/materia/13461/especiais/microscopio-para-nanoanalise.htm
https://twitter.com/AgenciaFAPESP/statuses/37754445001396224
Censanet: https://www.censanet.com.br/noticias/ler/id-1183317/Lnls_recebe_novo_microscopio_eletronico
Gestão C&T: https://www.gestaoct.org.br/frame_chamadas.html#mat12
Inovação Tecnológica: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microscopio-eletronico-nanociencias-brasil&id=020175110216
Portal MCT: https://www.mct.gov.br/index.php/content/view/329086.html
Planeta Universitário: https://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=20240:microscopio-para-nanoanalise&catid=56:ciia-e-tecnologia&Itemid=75
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia: https://www.secti.ba.gov.br/