Portal do MCTI, em 07 de outubro de 2015
O titular do MCTI recebeu Helena Nader, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Ela entregou documento com sugestões da entidade e da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, recebeu, nesta quarta-feira (7), a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. Ela entregou um documento com sugestões, assinado também pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e se disse satisfeita com as prioridades apontadas pelo novo titular do MCTI.
Segundo Helena, a contribuição entregue menciona, como documentos norteadores, o Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (CNTCI) e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015 (Encti).
“Foi uma reunião inicial, de apresentações. Colocamos a SBPC à disposição do Ministério em tudo que for para o bem da ciência, tecnologia e inovação, que é o que vai ajudar o País a progredir”, contou Helena. Ela comentou que a proposta descrita pelo ministro vai ao encontro das expectativas pela entidade.
“Ele pretende seguir o que o ministro Aldo [Rebelo] havia estruturado e trazer mais algumas coisas para o andamento do MCTI”, contou. “A manutenção dos institutos nacionais de ciência e tecnologia [INCTs], o Reator Multipropósito Brasileiro, o Projeto Sirius, recurso para espalhar a banda larga da RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa] – que é estruturante para a ciência –, editais universais [para fomento à pesquisa]… Além disso tudo, ele quer divulgação científica. Acha muito importante o brasileiro conhecer mais [os resultados das pesquisas].”