Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 26 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) elegeu Marcela Flores como Presidente do Conselho de Administração do Centro. Eleita por unanimidade, Marcela Flores é a primeira mulher a assumir o cargo. Ela sucede o Prof. Rogério Cerqueira Leite, falecido em 1 de dezembro deste ano. A eleição segue o Estatuto do CNPEM, no qual, em caso de vacância da Presidência, o Conselho deve eleger um sucessor em até 30 dias, contados a partir da data de início da vacância.
A Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reagiu ao resultado: “A eleição de Marcela Flores – que será a primeira mulher a presidir o Conselho de Administração do principal equipamento de pesquisa do Brasil – é uma excelente notícia para todos nós que lutamos por uma ciência mais diversa e por uma maior presença feminina em espaços de poder e destaque. Desejo muito sucesso à nova presidente, que assumirá com a missão de aproximar o CNPEM do setor produtivo e das empresas que investem em inovação”.
Marcela é Presidente da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. Em 2023, recebeu a Medalha Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Presidente da República, por contribuições para o desenvolvimento da ciência no país. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Marcela tem ampla experiência em inovação, políticas públicas, relações internacionais, diversidade e equidade de gênero, propriedade intelectual, mudanças climáticas e inteligência artificial. Atua como conselheira pro bono em várias entidades brasileiras e europeias, incluindo o FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CCT – Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, CNPEM, SEBRAE, CGEE, CNPq e Enrich Global.
Após a eleição, a nova Presidente do Conselho de Administração do CNPEM, Marcela Flores, declarou: “Assumir a presidência do Conselho de Administração do CNPEM é uma honra e um desafio que encaro com entusiasmo e responsabilidade. Suceder o legado do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite é inspirador, e meu compromisso é trabalhar para fortalecer ainda mais essa instituição que é um patrimônio nacional. Minha gestão será fundamentada nos pilares da ética, transparência, colaboração, diversidade, equidade e uma conexão mais próxima com o setor produtivo, garantindo que o CNPEM continue sendo referência em excelência científica e inovação, com a ousadia necessária para alcançar novas fronteiras de impacto e desenvolvimento”.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).