Nova Cana em 20 dezembro
A sétima edição do workshop sobre etanol de segunda geração e biorrefino aconteceu em um contexto complexo. Realizada nos dias 29 e 30 de novembro, ao mesmo tempo em que muitos dos presentes comemoravam avanços na tramitação do RenovaBio – que, agora, aguarda apenas sanção presidencial –, público e palestrantes lidavam com dois grandes elefantes brancos na sala.
Um deles era a ausência do até então diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, afastado do cargo às vésperas do evento que ele mesmo organizava.
O segundo ponto – sempre presente nas perguntas do público, mas raramente mencionado diretamente pelos palestrantes – era relativo a atual situação das usinas de etanol celulósico em operação. Ao mesmo tempo em que algumas estão fechadas e/ou à venda, as unidades em operação ainda se recusam a apresentar números efetivos de produção.
Ainda assim, à frente do público, o clima positivo predominava. “Nós estamos confiantes de que poderemos fazer a diferença. Vamos trazer o etanol de segunda geração de volta ao jogo”, disse a pesquisadora Carolina Grassi durante a abertura do seminário. Mesmo quem não apostava no E2G – com novas tecnologias e dados sobre enzimas –, direcionava a animação para produtos químicos derivados.
A seguir, confira algumas das apresentações (em inglês) realizadas durante o evento.
Dowload
Gestão de resíduos agrícolas para produtividade, ecossistemas e bioeconomia – Douglas Karlen (USDA)
Faça o login e libere o download
Projeto Sucre: lições aprendidas até o momento com a recuperação do bagaço de cana-de-açúcar para a geração de energia – João Luís Nunes Carvalho (CTBE)
Faça o login e libere o download
Cana-energia como principal biomassa para a geração de biocombustíveis – José Bressiani (GranBio)
Faça o login e libere o download
Interações de pré-tratamento com a arquitetura em multi-escala do bagaço de cana-de-açúcar – Carlos Driemeier (CTBE)
Faça o login e libere o download
Biotecnologia industrial: o case da Amyris – João Paulo Cherubim (Amyris)
Faça o login e libere o download
Soluções inovadoras da Axens para o processamento de biomassa derivada de múltiplas matérias-primas: uma visão sobre as tecnologias Futurol – Jorge Martinez Gacio (Axens)
Faça o login e libere o download
Trazendo o etanol celulósico para a produção em escala – Martin Mitchell (Clariant)
Faça o login e libere o download
BNDES e o etanol celulósico – Artur Yabe Milanez (BNDES)
Faça o login e libere o download
Caminhos, direções e desafios para a bioeconomia – Raquel Coutinho (Petrobras)
Faça o login e libere o download