Portal MCTI, em 06/11/2013
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCTI) busca candidatos para três vagas de pós-doutorado em programa voltado à biologia molecular da levedura S. cerevisae.
Não há data limite para os interessados se candidatarem a uma das vagas. Os selecionados desenvolverão estudos sobre biologia sintética, com foco no aprimoramento do metabolismo de xilose em cepas industriais utilizadas na produção de etanol.
Os objetivos principais do projeto são: aumento na eficiência de conversão da cana-de-açúcar em etanol; desenvolvimento da segunda geração de biocombustível produzido a partir de cepas de leveduras; desenvolvimento de novas e mais eficientes rotas tecnológicas para a hidrólise do bagaço de cana; e expansão no uso de lignocelulose, principalmente na conversão de pentoses em etanol.
As bolsas integram o projeto Synthetic Biology for Bioethanol Production by Saccharomyces cerevisiae from Sugar Cane, coordenado pelo pesquisador do CTBE e da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Goldman em parceria com Gerhard H. Braus, da Georg-August-Universität, na Alemanha.
Para participar da seleção, o profissional deve possuir doutorado e experiência nas áreas de biologia molecular, microbiologia e genética. Os currículos resumidos e uma lista com publicações recentes podem ser enviados para o e-mail gustavo.goldman@bioetanol.org.br.
Os profissionais selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 4,1 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) durante um ano. Caso o bolsista de pós-doutorado resida fora da região de Campinas (SP), onde está localizado o CTBE, poderá ser concedido um auxílio específico.
Texto: Ascom do CTBE
Repercussão: Jornal Brasil On-Line,