O que eles dizem sobre o CNPEM

Paul Walton

Professor de Química, Universidade de York, Reino Unido

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é mundialmente conhecido pela utilização de métodos científicos de última geração. As publicações são influentes em periódicos da mais alta qualidade, e estão mudando a maneira como a academia e a indústria pensam sobre o uso e o potencial dos biorrenováveis em um mundo ambientalmente sustentável. Um exemplo desse trabalho foi publicado recentemente na Nature Chemical Biology vol 16, 920-929 (2020), em que uma equipe de pesquisadores do CNPEM revelou uma relação estrutura-função impressionante entre as enzimas GH124 e sua atividade em beta-1,3- glucanos ligados (um dos mais abundantes de todos os polissacarídeos).

O estudo envolveu pesquisadores de muitas disciplinas diferentes e pode ser descrito como um tour-de-force no método científico. Na verdade, é uma marca registrada da forma como a ciência é organizada e conduzida no CNPEM, onde o poder de diversas equipes é trazido para enfrentar alguns dos problemas mais complexos que podem ser encontrados na biologia, especialmente aqueles associados ao maior uso de biorrenováveis. De muitas maneiras, as práticas de trabalho do CNPEM apontam para o futuro da pesquisa científica e como ela deverá ser realizada para que a humanidade tenha sucesso no enfrentamento de alguns dos problemas mais desafiadores. Dito de outra forma, o CNPEM é um exemplo global de como todos deveríamos estar fazendo pesquisa acadêmica.

Mais depoimentos

Marcelo Knobel
Ex-diretor do LNNano e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Posso atestar a excelência das pesquisas realizadas no conjunto de seus laboratórios, e o que eles representam no contexto da ciência brasileira e internacional. O modelo de laboratórios nacionais é fundamental para o futuro da ciência, tecnologia e inovação no país.
read more

Gianna Sagazio
Diretora de Inovação na Confederação Nacional da Indústria (CNI)

CNPEM é um exemplo de política pública bem sucedida, de cooperação entre o setor público e privado, de articulação entre ICT e empresas. Considero o CNPEM uma inovação disruptiva no ecossistema de CTI no Brasil, fortalecendo a indústria e dinamizando a economia do país.
read more

Rita de Almeida
Professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

(A Ilum) É uma ideia de vanguarda, proposta sobre bases sólidas que resultará em uma formação especial para os cientistas que dali saírem: farão diferença nos ambientes que vierem a atuar.
read more

Salvatore Mele
Conselheiro Sênior de Relações Internacionais. CERN - European Organization for Nuclear Research

A Associação do Brasil ao CERN abrirá oportunidades para brasileiros em nosso laboratório e permitirá que empresas nacionais se tornem nossos fornecedores. O talento da comunidade CNPEM, que agora testemunhamos em primeira mão, é um presságio extremamente bom para este futuro emocionante!
read more

Paul Walton
Professor de Química, Universidade de York, Reino Unido

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é mundialmente conhecido pela utilização de métodos científicos de última geração. As publicações são influentes em periódicos da mais alta qualidade, e estão mudando a maneira como a academia e a indústria pensam sobre o uso e o potencial dos biorrenováveis em um mundo ambientalmente sustentável.
read more

Glauco Arbix
Professor do Departamento de Sociologia, Observatório da Inovação Universidade de São Paulo – USP

Falamos de ciência de ponta, mais necessária do que nunca no mundo de hoje em que o conhecimento é chave para a construção de um país educado, justo e decente
read more

Pedro Wongtschowski
Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar Participações

A infraestrutura laboratorial, os equipamentos de última geração e uma equipe qualificada estão disponíveis para promover a inovação empresarial, com o desenvolvimento de novos processos, produtos e métodos de trabalho.
read more