O que eles dizem sobre o CNPEM

Glauco Arbix

Professor do Departamento de Sociologia, Observatório da Inovação Universidade de São Paulo – USP

Meu curso e campo de pesquisa lidam com tecnologia, inovação e desenvolvimento e, acredito, é muito difícil qualquer reflexão sobre a ciência brasileira sem conhecer um pouco do CNPEM por dentro. Certamente é o centro mais avançado da pesquisa brasileira, com alto padrão de excelência. O que sempre me chamou atenção, no entanto, é que o CNPEM nunca se propôs a ser apenas mais um centro no sistema de produção científica brasileiro.

É bom lembrar que os obstáculos foram gigantescos, tanto financeiros, tecnológicos e de estratégias de C&T. A ambição inicial, no entanto, superou esses desafios, qualificou uma nova geração de pesquisadores, abriu campos novos de pesquisa, alcançou resultados que repercutiram na vida econômica e ajudaram até mesmo a capacitar uma malha de empresas brasileiras.

A visão atual do Sirius, ainda em fase de comissionamento, desperta a esperança de que a ciência brasileira ainda receberá o mesmo reconhecimento e tratamento que levaram vários países a se tornarem avançados. Falamos de ciência de ponta, mais necessária do que nunca no mundo de hoje em que o conhecimento é chave para a construção de um país educado, justo e decente. É base e exemplo para uma educação de qualidade. O CNPEM é a ponta mais avançada da ciência brasileira.

Mais depoimentos

Marcelo Knobel
Ex-diretor do LNNano e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Posso atestar a excelência das pesquisas realizadas no conjunto de seus laboratórios, e o que eles representam no contexto da ciência brasileira e internacional. O modelo de laboratórios nacionais é fundamental para o futuro da ciência, tecnologia e inovação no país.
read more

Gianna Sagazio
Diretora de Inovação na Confederação Nacional da Indústria (CNI)

CNPEM é um exemplo de política pública bem sucedida, de cooperação entre o setor público e privado, de articulação entre ICT e empresas. Considero o CNPEM uma inovação disruptiva no ecossistema de CTI no Brasil, fortalecendo a indústria e dinamizando a economia do país.
read more

Rita de Almeida
Professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

(A Ilum) É uma ideia de vanguarda, proposta sobre bases sólidas que resultará em uma formação especial para os cientistas que dali saírem: farão diferença nos ambientes que vierem a atuar.
read more

Salvatore Mele
Conselheiro Sênior de Relações Internacionais. CERN - European Organization for Nuclear Research

A Associação do Brasil ao CERN abrirá oportunidades para brasileiros em nosso laboratório e permitirá que empresas nacionais se tornem nossos fornecedores. O talento da comunidade CNPEM, que agora testemunhamos em primeira mão, é um presságio extremamente bom para este futuro emocionante!
read more

Paul Walton
Professor de Química, Universidade de York, Reino Unido

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é mundialmente conhecido pela utilização de métodos científicos de última geração. As publicações são influentes em periódicos da mais alta qualidade, e estão mudando a maneira como a academia e a indústria pensam sobre o uso e o potencial dos biorrenováveis em um mundo ambientalmente sustentável.
read more

Glauco Arbix
Professor do Departamento de Sociologia, Observatório da Inovação Universidade de São Paulo – USP

Falamos de ciência de ponta, mais necessária do que nunca no mundo de hoje em que o conhecimento é chave para a construção de um país educado, justo e decente
read more

Pedro Wongtschowski
Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar Participações

A infraestrutura laboratorial, os equipamentos de última geração e uma equipe qualificada estão disponíveis para promover a inovação empresarial, com o desenvolvimento de novos processos, produtos e métodos de trabalho.
read more