[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” row_boxshadow=” row_boxshadow_color=” row_boxshadow_width=’10’ custom_margin=” margin=’0px’ mobile_breaking=” border=” border_color=” radius=’0px’ padding=’0px’ column_boxshadow=” column_boxshadow_color=” column_boxshadow_width=’10’ background=’bg_color’ background_color=” background_gradient_color1=” background_gradient_color2=” background_gradient_direction=’vertical’ src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ highlight=” highlight_size=” animation=” link=” linktarget=” link_hover=” title_attr=” alt_attr=” mobile_display=” id=” custom_class=” template_class=” aria_label=” av_uid=” sc_version=’1.0′]
[av_textblock size=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” font_color=” color=” id=” custom_class=” template_class=” av_uid=’av-kpmm2e3d’ sc_version=’1.0′ admin_preview_bg=”]
Gratuito e online, treinamento terá foco no redesenho de microrganismos e criação de novos modelos biológicos; curso ocorre entre os dias 3 e 4 de agosto e vagas são limitadas
A biologia sintética tem sido amplamente empregada no redesenho de organismos e criação de novos modelos biológicos com aplicações industriais diversas. Capacitar e atualizar especialistas em estratégias e ferramentas de biologia sintética para o desenvolvimento de plataformas microbianas aplicadas em processos biotecnológicos é o objetivo do Curso de Biologia Sintética de Microrganismos Aplicada a Biotecnologia Industrial, iniciativa que acontece de forma online nos dias 3 e 4 de agosto, sempre das 9h às 13h.
O curso é promovido pelo Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento entre os dias 7 de junho e 12 de julho.
O evento tem como público-alvo alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que exerçam atividades na área de biologia sintética e biotecnologia. É desejável que os interessados possuam conhecimentos básicos em Biologia Molecular.
Dentre os tópicos que serão abordados no curso, destacam-se a apresentação de cases industriais de sucesso no uso de biologia sintética para a construção de microrganismos; modelos metabólicos e possibilidades de aplicação; engenharia metabólica; métodos e abordagens modernas na construção de microrganismos; e ferramentas para otimização e escalonamento de plataformas microbianas. Todas as palestras serão oferecidas por pesquisadores do LNBR/CNPEM e o programa completo pode ser conferido no site.
Com vagas gratuitas, limitadas e visando capacitar grupos de diferentes regiões do país e com níveis de experiência distintos, o evento adotará os seguintes critérios para seleção dos participantes: distribuição geográfica, nível de formação e carta de motivação. A carta de motivação, que deverá ser preenchida durante a inscrição, é um espaço para que o candidato relate brevemente sua trajetória acadêmica e explique como o curso poderá contribuir para a sua formação e seus projetos acadêmicos e/ou científicos.
Sobre o CNPEM
Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras. As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos inovadores nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; desenvolvimento de processos bio e nanotecnológicos com foco na produção de materiais avançados para aplicações nos setores químico, de alimentos e bebidas, têxtil, petróleo e gás, defesa e aeroespacial; além de soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.
Sobre o LNBR
O Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O LNBR emprega a biomassa e a biodiversidade brasileiras para resolver desafios relevantes para o País por meio de soluções biotecnológicas que promovam o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais. O Laboratório possui diversas Instalações abertas a usuários, incluindo uma Planta Piloto para desenvolvimento de processos industriais sustentáveis, estrutura singular no País para escalonamento de tecnologias.
[/av_textblock]
[/av_one_full]