O VII Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy (CBSF) foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro de 2025, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), e reuniu mais de 100 pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de controle, inteligência artificial, matemática aplicada e ciências afins. O evento marcou as seis décadas da teoria dos sistemas fuzzy, proposta por Lotfi Zadeh em 1965, e destacou o papel crescente dessa abordagem em diversas áreas científicas e tecnológicas.

Participantes do Congresso Fuzzy (Divulgação/CNPEM)
“Os participantes, que vieram de todas as regiões do país, exaltaram o evento e ficaram ansiosos para a próxima edição que ocorrerá na UESC em Ilhéus, em 2027. Em particular, vale destacar que alguns alunos da Ilum atuaram como voluntários e, para além disso, dois deles foram contemplados com prêmios”, disse Vinícius Francisco Wasques, docente da Ilum e organizador do evento.
Os prêmios citados pelo professor Vinícius foram para Yasmin Shimizu, contemplada com melhor pôster na categoria estudante e Matheus Zaia, que recebeu menção honrosa por apresentação oral também na categoria estudante.
Promovido no Centro de Vivência da Ilum Escola de Ciência, o congresso teve 6 palestras, 2 minicursos, 18 sessões técnicas e mais de 90 painéis e apresentações, o que proporcionou um ambiente de troca de experiências e de atualização científica. Nesta edição, o foco esteve tanto na revisão dos fundamentos teóricos da lógica e dos sistemas fuzzy quanto nas suas aplicações em inteligência artificial, robótica, biomedicina, processamento de sinais e reconhecimento de padrões.
A edição de 2025 consolidou o Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy como maior evento científico da América do Sul dedicado a Sistemas Fuzzy e suas aplicações, reafirmando a importância do país na comunidade internacional dedicada ao tema.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






