A Conferência Energy Transition: Research and Innovation (ETRI) é promovida há seis anos pela USP
O pesquisador João Nunes Carvalho, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foi indicado destaque em 2023 na sexta edição da Energy Transition: Research and Innovation, uma conferência promovida pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI – USP).
A indicação foi pelo trabalho de pesquisa que Carvalho desenvolve no Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR/CNPEM), premiado na categoria Nature-Based Solution. De acordo com pesquisador, “o ambiente sofisticado e a instrumentação de ponta do CNPEM vêm proporcionando a obtenção de resultados bastante inovadores no tocante ao papel dos solos tropicais no combate às mudanças climáticas globais”.
A conferência, realizada na USP em novembro, reuniu por três dias membros da academia, representantes do governo e empresários para apresentação de trabalhos que, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, pudessem contribuir para a adoção de soluções tecnológicas e elaboração de políticas públicas necessárias para a descarbonização do setor energético e mitigação das emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.