Portal do MCTI em 26/03/2015
Equipamento multiusuário do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) permite a aquisição de imagens tridimensionais de diferentes tipos de amostras.
A comunidade científica e os profissionais de inovação tecnológica dispõem de um novo equipamento que permite a aquisição de imagens tridimensionais de diferentes tipos de amostras. Instalado no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), um dos laboratórios associados ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o microtomógrafo de raios X SkyScan 1272 revela detalhes da forma e da composição química das estruturas internas dos materiais, de forma não destrutiva e com resolução submicrométrica.
Os interessados em utilizar o equipamento devem enviar suas propostas por meio do Portal de Usuários do CNPEM. Não há data limite para submissão dos projetos de pesquisa. Para submeter a proposta os interessados devem ter doutorado. O CNPEM é uma organização social supervisionada pelo MCTI.
Com o microtomógrafo é possível resolver detalhes de 350 nanômetros (nm) das amostras, cujo tamanho pode alcançar 75 mm de diâmetro e 70 mm de comprimento. Rubia Figueredo Gouveia, pesquisadora do LNNano e responsável pelo equipamento, destaca algumas vantagens da microtomografia. “Essa técnica permite a visualização tridimensional de diferentes regiões da amostra em diferentes escalas, fornecendo informações complementares às obtidas pelas diferentes microscopias”, detalhou.
Além da identificação morfológica, a microtomografia permite a quantificação de diferentes domínios em um mesmo material, disponibilizando dados sobre a porosidade, fração volumétrica e diâmetro das diversas estruturas presentes.
Repercussão: NIT Mantiqueira; Portal Brasil