CBN em dezembro de 2017
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu a reforma da previdência durante a visita técnica que fez ao Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, em Campinas, nesta sexta-feira. Para ele, a proposta do Governo Federal que deverá ser votada no Congresso em fevereiro do ano que vem é de extrema importância para que os ministérios tenham condições de financiar grandes obras de interesse da população.
A comitiva ministerial visitou as instalações dos quatro laboratórios nacionais: o de luz sincrotron, biociências, ciência e tecnologia do bioetanol e nanotecnologia. O ministro visitou também o projeto Sirius, o novo acelerador de elétrons de última geração que está sendo construído dentro do Centro. Kassab disse que a reforma da previdência liberaria de imediato verba suficiente para a execução de obras que seriam importantes para o desenvolvimento do país.
Sobre a visita técnica, Kassab elogiou a estrutura do CNPEM e reafirmou que a obra do projeto Sirius deve ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem. O projeto Sirius será uma ferramenta científica de última geração usada na análise estrutural de materiais, disponível para toda a comunidade científica do Brasil. Através do acelerador de elétrons, será permitida a realização de experimentos que hoje são impossíveis de serem realizados no país.