Instalação DEB – Desenvolvimento e Escalonamento de Bioprocessos engloba Planta Piloto de desenvolvimento de processos e biorreatores de escala laboratorial; interessados podem submeter propostas entre 15 de dezembro e 20 de janeiro. A utilização por usuários acadêmicos é gratuita
A partir de hoje (15 de dezembro) e até 20 de janeiro de 2023, o LNBR/CNPEM recebe propostas de pesquisa para utilização da facility Desenvolvimento e Escalonamento de Bioprocessos (DEB), instalação aberta originada a partir da fusão entre a instalação Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) e a instalação de Bioprocessos (BPC). O alvo da chamada são usuários cujos resultados de pesquisa serão públicos.
A DEB é uma das instalações abertas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI).
A submissão de propostas é realizada pelo sistema SAU online e os diferenciais da nova instalação podem ser consultados neste endereço . A seleção das propostas é conduzida por um comitê interno que leva em consideração o alinhamento das pesquisas com a missão do LNBR/CNPEM, a originalidade da proposta, o mérito científico e o currículo do(s) proponente(s).
Datas importantes
- Período de submissão: 15 de dezembro a 20 de janeiro de 2023
- Notificação do resultado: final de janeiro de 2023
- Execução de propostas: 23 de janeiro a 30 de junho de 2023
Uma das quatro instalações abertas do LNBR/CNPEM, a DEB é resultado da fusão entre a instalação Planta Piloto, utilizada para demonstração, em escala semi-industrial, de tecnologias de conversão de biomassa em biocombustíveis e produtos de origem renovável, e a instalação de Bioprocessos, destinada ao desenvolvimento de bioprocessos em escala laboratorial – 60 ml a 20 litros – que possibilitam a caracterização de microrganismos (fungos, bactérias e leveduras), hidrólise enzimática e desenvolvimento de processos fermentativos em geral.
Dentre os equipamentos que compõem a DEB destacam-se:
- Reator contínuo (piloto) e reatores batelada de pré-tratamento (piloto e bancada);
- Biorreatores de bancada (60 mL a 20 L) Piloto (20 L a 300 L);
- Sistemas de separação e purificação de produtos;
- Sistemas para condicionamento de biomassa (piloto e bancada).
Em caso de dúvidas, entrar em contato com plantapiloto@lnbr.cnpem.br.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.