Candidato irá atuar em projeto que investiga impacto dos micros e nanoplásticos (MNPs) em doenças inflamatórias intestinais; candidaturas serão recebidas até 28 de outubro
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), oferece uma bolsa de doutorado no âmbito do edital USP–CNPEM. A oportunidade envolve o impacto dos micros e nanoplásticos (MNPs) em doenças inflamatórias intestinais, com foco especial no papel da NETose (Neutrophil Extracellular Traps) na progressão e agravamento dessas patologias. A data limite para candidatura é 28 de outubro de 2025.
O candidato aprovado será supervisionado pelo pesquisador Fernando Queiroz Cunha (USP) e o projeto será desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Perfil dos candidatos
A vaga é aberta a brasileiros e estrangeiros, destinada a candidatos com formação em áreas relacionadas à biologia, bioquímica, farmácia, química, imunologia ou afins, com graduação em áreas correlatas.
É desejado que o candidato possua mestrado acadêmico em instituição reconhecida pelo MEC e experiência em modelos animais, citometria de fluxo, técnicas de biologia molecular e celular, ensaios bioquímicos e imunológicos. O perfil ideal inclui capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar, boa comunicação científica, proatividade e organização, além de domínio do inglês em nível intermediário para leitura e redação científica.
Inscrições
As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail (fdqcunha@fmrp.usp.br), com documentação anexa em formato PDF, e devem ser transmitidas ao Prof. Dr. Fernando Cunha, pesquisador principal do projeto, até 28 de outubro de 2025.
Os documentos necessários para a inscrição são:
- Curriculum vitae atualizado;
- Carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência.
Características da bolsa, seleção e resultados
A bolsa de doutorado terá duração de 24 meses, renováveis por mais 24 meses a depender de relatório científico e disponibilidade orçamentária. A seleção dos bolsistas será realizada por análise da documentação recebida, avaliação dos currículos dos candidatos habilitados e entrevista a ser agendada. O resultado será divulgado por e-mail a partir do dia 30/10/2025, com implementação da bolsa prevista para o dia 03/11/2025. A bolsa tem valor mensal de R$ 5.520,00.
Mais informações podem ser consultadas no edital.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).