Assessoria de Comunicação em 02/07/2013
O CNPEM realizou hoje, dia 2 de julho, o Congresso Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), uma iniciativa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento reuniu os 22 estudantes do Programa para apresentações dos trabalhos desenvolvidos entre agosto de 2012 e julho de 2013.
Esses alunos, provenientes de cursos de Física, Química, Biologia e Engenharias de várias universidades de Campinas e região, realizaram pesquisas em diferentes áreas da ciência e tecnologia, incluindo física de aceleradores, materiais nano-estruturados, estrutura e função de proteínas e bioprocessos na geração de biocombustíveis. Os resultados dessas experiências foram conferidos pelo público visitante e avaliados pelo comitê externo do PIBIC.
O PIBIC tem como principal objetivo estimular a formação científica de estudantes de graduação e representa o primeiro passo na trajetória profissional de jovens que pretendem atuar em pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia. O PIBIC no CNPEM promove a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa com mérito científico e potencial para serem continuados na pós-graduação. Além disso, os Laboratórios Nacionais do Centro disponibilizam aos estudantes um ambiente de pesquisa com infraestrutura e instrumentação científica de ponta.
Esse cenário favorece o sucesso do Programa. Mais de 60% dos ex-alunos de iniciação científica PIBIC/CNPEM estão cursando pós-graduação, muitos deles continuam atuando nos laboratórios do Centro e cerca de 10% desses jovens estão trabalhando no setor privado. Dessa forma, o Programa atinge seu objetivo de contribuir significativamente para a formação desses estudantes de graduação, potenciais pesquisadores do futuro. Em breve será divulgada no site do PIBIC a lista de alunos selecionados para a edição 2013/2014 do Programa.