O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) sediou, na sexta-feira, dia 7 de agosto, a XXXI Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). Os associados se reuniram no campus do CNPEM em Campinas – SP para aprovar o balanço do exercício de 2014, discutir o planejamento estratégico e eleger membros da diretoria. Os empresários associados à ANPEI também visitaram as instalações dos Laboratórios Nacionais que integram o CNPEM: o de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
A aproximação entre o ANPEI e o CNPEM tem como principal objetivo disseminar para a comunidade empresarial as competências que o CNPEM, por meio de seus Laboratórios Nacionais, disponibiliza para apoiar a geração de inovação nos setores da agricultura, da indústria e dos serviços.
“A ANPEI é uma associação oriunda da cena de P&D e, neste momento, passa a incorporar novos atores, como empreendedores, startups e pessoas voltadas ao negócio. Realizar esta assembleia, este momento de reflexão estratégica, em um ambiente onde se respira pesquisa, desenvolvimento e inovação é uma conexão entre o passado e o futuro da ANPEI. Nós planejamos assumir novos desafios, mais rico e mais densos em tecnologia”, diz Naldo Medeiros Dantas, Secretário Executivo da ANPEI.
“O CNPEM reúne competências singulares em diferentes áreas do conhecimento, como instrumentação, nanotecnologia, biologia molecular, energia. Esta é uma vantagem a ser potencializada enquanto oportunidades econômicas – na fronteira da inovação. Para que isso aconteça é fundamental a interlocução com empresas que investem na promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico”, explica Carlos Américo Pacheco, Diretor-Geral do CNPEM.
ANPEI
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto a instâncias de governo, ao setor produtivo e aos formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil. A entidade é constituída por empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de diversos portes e setores, sendo marcante o seu caráter multissetorial.
CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.
[av_gallery ids=’12495,12497,12491,12493,12488′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’5′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’ custom_class=” av_uid=’av-vy9qdj’]