Rogério Cerqueira Leite é homenageado com título de Cidadão Campineiro

Publicado em 16/03/2010
16/03/2010 – Portal Unicamp

O físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp, receberá o título de Cidadão Campineiro às 20 horas desta quinta-feira (18), em cerimônia aberta ao público na Câmara Municipal de Campinas. “Sugeri a homenagem, aprovada de imediato por todos os vereadores, porque o professor Rogério é um cientista de enorme prestígio e que tem contribuído para dar clareza à área científica e tecnológica do país. É um brasileiro de primeira ordem”, afirma o vereador Arly de Lara Romeo.

Romeo, que trabalhou na Unicamp por 34 anos, como coordenador geral de Recursos Humanos e também como procurador, acrescenta que Cerqueira Leite, além de cumprir papel de relevância reconhecida por todos à frente do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), também foi responsável pela criação do Instituto de Artes (IA) da Universidade. “É um fato lembrado por poucos. Hoje, o IA é igualmente uma unidade de pesquisa, e foi o professor que acreditou e levou o projeto adiante”.

Depois dos anos iniciais como professor, no ensino secundário e em cursinhos, Rogério Cerqueira Leite construiu uma riquíssima trajetória acadêmica a partir do ITA e principalmente da Unicamp, onde criou o Departamento de Física do Estado Sólido e dirigiu o Instituto de Física. Ele e Sérgio Porto foram os primeiros no país a utilizar o laser para estudar propriedades dos materiais.

Ainda na Unicamp, implantou o Departamento de Música e em seguida o Instituto de Artes, além de ter assumido a Coordenadoria Geral das Faculdades. É impossível resumir o currículo de Cerqueira Leite, cuja empreitada mais recente foi a coordenação dos estudos encomendados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia quanto à possibilidade de o Brasil substituir, até 2025, 10% da gasolina consumida no mundo por etanol de cana-de-açúcar. Esses estudos culminaram na criação do Laboratório Nacional do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), ao lado da Unicamp, que foi inaugurado no último dia 22 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone