Rogério Cerqueira Leite é homenageado com título de Cidadão Campineiro

Publicado em 16/03/2010
16/03/2010 – Portal Unicamp

O físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp, receberá o título de Cidadão Campineiro às 20 horas desta quinta-feira (18), em cerimônia aberta ao público na Câmara Municipal de Campinas. “Sugeri a homenagem, aprovada de imediato por todos os vereadores, porque o professor Rogério é um cientista de enorme prestígio e que tem contribuído para dar clareza à área científica e tecnológica do país. É um brasileiro de primeira ordem”, afirma o vereador Arly de Lara Romeo.

Romeo, que trabalhou na Unicamp por 34 anos, como coordenador geral de Recursos Humanos e também como procurador, acrescenta que Cerqueira Leite, além de cumprir papel de relevância reconhecida por todos à frente do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), também foi responsável pela criação do Instituto de Artes (IA) da Universidade. “É um fato lembrado por poucos. Hoje, o IA é igualmente uma unidade de pesquisa, e foi o professor que acreditou e levou o projeto adiante”.

Depois dos anos iniciais como professor, no ensino secundário e em cursinhos, Rogério Cerqueira Leite construiu uma riquíssima trajetória acadêmica a partir do ITA e principalmente da Unicamp, onde criou o Departamento de Física do Estado Sólido e dirigiu o Instituto de Física. Ele e Sérgio Porto foram os primeiros no país a utilizar o laser para estudar propriedades dos materiais.

Ainda na Unicamp, implantou o Departamento de Música e em seguida o Instituto de Artes, além de ter assumido a Coordenadoria Geral das Faculdades. É impossível resumir o currículo de Cerqueira Leite, cuja empreitada mais recente foi a coordenação dos estudos encomendados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia quanto à possibilidade de o Brasil substituir, até 2025, 10% da gasolina consumida no mundo por etanol de cana-de-açúcar. Esses estudos culminaram na criação do Laboratório Nacional do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), ao lado da Unicamp, que foi inaugurado no último dia 22 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.