Artigo de pesquisadores do IPEN é publicado na revista Scientific Report – Nature

Publicado em 08/07/2015
IPEN, 6 de julho de 2015

O laser utilizado emitia, em intervalos extremamente curtos, pulsos muito energéticos, concentrados em área reduzida ( foto: LNLS)

A revista Scientific Report – Nature, uma das cinco mais importantes na área multidisciplinar, publicou hoje, dia 7 de julho, artigo dos pesquisadores Ricardo Elgul Samad e Nilson Dias Vieira Junior, ambos do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN. O artigo intitulado “Síntese de diamante a partir de grafite por compressão dinâmica com laser ultrarrápido” foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores Francisco C. B. Maia, Raul O. Freitas e Narcizo M. Souza-Neto, todos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e Jefferson Bettini, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

O CLA desenvolveu o laser mais intenso do hemisfério sul (1/2 TW de potência pico) e vem utilizando lasers de alta intensidade e curta duração temporal (25fs) há mais de uma década, aplicando-os entre outras atividades, na ablação

de materiais com grande precisão, tendo desenvolvido o método de Varredura-D (D-Scan) que permite determinar o limiar de ablação de sólidos com muita simplicidade e precisão para confeccionar circuitos microfluídicos com possíveis aplicações em medicina nuclear.
De acordo com Nilson Dias e Ricardo Samad, esses lasers produzem, em laboratório, campos eletromagnéticos e pressões só encontradas no interior de estrelas e na fusão nuclear, e o seu uso em grafite produziu as condições termodinâmicas de pressão e temperatura para a transformação de carbono em diamante, divulgadas no artigo. A publicação na Scientific Report – Nature foi comemorada com “grande satisfação” pelos autores, que destacam a excelência do CLA e a importância da cooperação interinsticional na pesquisa com lasers e suas aplicações.
Os pesquisadores reassaltam que o trabalho teve apoio de projetos temáticos, multiusuários e CEPID da FAPESP, da FINEP e do CNPq.
Leia o artigo completo aqui
Repercussão: CNEN
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone