Evento online acontece dia 11 de outubro de 2023 a partir das 9h da manhã; inscrições são gratuitas
Atualmente, a bioenergia (energia proveniente de fontes renováveis) fornece 13-14% do consumo total de energia global. Se espera que a bioenergia moderna atenda a pelo menos 15% da demanda de energia no cenário de emissões líquidas zero da IEA. Nesse contexto, o valor do setor de açúcar em países em desenvolvimento tornou-se significativo.
A cana-de-açúcar, além de ser matéria-prima para a produção de açúcar, também pode fornecer energia e diversos outros produtos valiosos, incluindo etanol. Portanto, a cana-de-açúcar é uma cultura valiosa para os países em desenvolvimento, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis importados para suprir suas necessidades energéticas, tanto nos setores de eletricidade quanto de transporte.
O conceito de biorrefinaria tem o potencial de transformar vários tipos de biomassa em uma ampla gama de produtos, incluindo eletricidade, biocombustíveis, bioplásticos, bioquímicos e muito mais. As biorrefinarias desempenham um papel fundamental na redução de nossa dependência de recursos de combustíveis fósseis e na mitigação dos impactos ambientais das indústrias tradicionais. A biorrefinaria é uma importante ferramenta para garantir a transição de uma economia linear para uma Economia Circular.
Neste contexto, o Council on Ethanol Clean Cooking (CECC) junto com LNBR/CNPEM estão organizando um webinar sobre o conceito de biorrefinarias e a importância das avaliações de sustentabilidade, bem como o planejamento para as indústrias de açúcar e biocombustíveis.
Objetivo do webinar
O objetivo deste webinar é compartilhar experiências bem-sucedidas da indústria de açúcar e etanol do Brasil, um dos principais produtores de cana-de-açúcar do mundo. O webinar irá introduzir os conceitos de biorrefinarias, economia circular e princípios de planejamento sustentável para o desenvolvimento do setor de biocombustíveis.
Também explorará a importância dos aspectos regionais para a produção de biomassa e a localização de instalações para avaliar melhor as cadeias de produção sustentável. Além disso, irá apresentar as metodologias usadas e estudos de caso do Brasil.
Como participar
Webinar: Planejamento para Indústrias de Biocombustíveis Sustentáveis
Data: Quarta-feira, 11 de outubro de 2023 | Horário: 09:00 (Horário de Brasília)
Organizado por: Council on Ethanol Clean Cooking (CECC) e LNBR/CNPEM
Registre-se para o webinar aqui: https://events.teams.microsoft.com/event/e1a113e1-3ae7-4467-a6e6-e7629567cbed@426a4931-ec5c-4fcb-9d10-3363ebdf9280
Se você tiver alguma dúvida, favor contatar a Secretaria do CECC em: ceccsecretariat@unido.org.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.
Sobre o Council on Ethanol Clean Cooking (CECC)
O foi lançado na COP 27 no Egito, junto com Mali, Costa do Marfim, Madagascar e Quênia. É uma plataforma multi-stakeholder de membros de países em desenvolvimento, parceiros de desenvolvimento e especialistas do setor para compartilhar informações técnicas e experiências, incluindo melhores práticas, a fim de criar uma indústria de etanol sustentável e cadeias de valor em países membros. Ele se envolve com países em desenvolvimento (especialmente os países de alto impacto) quanto ao uso do etanol como combustível limpo para preparos alimentícios, para aumentar sua conscientização, capacidades, fortalecer sua ambição e liderá-los na direção de alcançar o objetivo 7 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e cumprir os compromissos NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada). Desde o seu lançamento, 15 países confirmaram sua adesão (Quênia, Burundi, Costa do Marfim, Madagascar, Mali, Serra Leoa, República Democrática Popular do Laos, Nigéria, Gana, São Tomé e Príncipe, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Chade, Sri Lanka e Essuatíni. Parceiros institucionais e técnicos confirmados incluem a Clean Cooking Alliance (CCA), SEforALL, a Coalizão de Clima e Ar Limpo para Reduzir Poluentes Climáticos de Vida Curta (CCAC), FAO/GBEP, Pivot Clean Energy, IEA Biofuture platform, Centro de Planejamento de Energia (NIPE/UNICAMP), ePure, Project Gaia, BIOTEC e IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura).