O elemento filtrante é formado por três ou quatro camadas, estritamente definidas, de tecido de aço inox ou Inconel, unidas por soldagem por difusão para otimização de processo filtrante e resistência mecânica. O produto final é um filtro extremamente rígido e com calibração poral muito estável, mesmo quando submetido a condições severas de pressão e tração.
Telas Premium para controle de areia – método de filtração in situ – são produtos de uso contínuo, em larga escala, na indústria petroleira do Brasil e do mundo. Quando essas telas não são utilizadas, a areia pode entupir ou erodir equipamentos e tubulações, inviabilizando a produção de poços e colocando em risco o investimento feito.
A tecnologia de soldagem por difusão foi transferida com exclusividade pelo CNPEM à ADEST por Contrato de Transferência de Tecnologia. A ADEST pagará ao CNPEM pela utilização dessa tecnologia, sob o título de royalties, no valor de 3% de suas vendas líquidas. Parte do faturamento obtido será obrigatoriamente revertido para pesquisa científica em instituição de renome internacional, atuando nas áreas de física, química, ciência dos materiais, biocombustíveis, nanotecnologia e biologia molecular estrutural, linhas de investigação consideradas estratégicas pelo governo federal.
A cerimônia de premiação do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica será realizada no dia 28 de novembro, às 16h, no auditório da Firjan, localizado no Centro do Rio de Janeiro.