Publicado em 15/02/2022

O Laboratório Nacional de Biorenováveis (LNBR), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a FAPESP, oferece uma vaga de pós-doutorado orientada à construção de metamodelos para avaliar impactos de sustentabilidade em sistemas de integração cana-pecuária, levando-se em consideração as dimensões econômica, social e ambiental. Este projeto de pós-doutorado está associado ao Projeto Temático “Integração Cana-de-açúcar/Pecuária: Modelagem e Otimização”, financiado pela FAPESP.

O candidato aprovado será contratado para uma bolsa de pós-doutorado para o período de 24 meses. O pesquisador deverá ter experiência em modelos de insumo-produto, análise de ciclo de vida e análise de viabilidade econômica (incluindo risco). Esses metamodelos irão compor uma estrutura de otimização, que auxiliará a identificação das configurações mais sustentáveis por meio do Projeto Temático ao qual este pós-doutoramento está vinculado, servindo de instrumento para guiar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da bioenergia e da agropecuária no Brasil.

Buscamos candidatos altamente motivados, cientificamente produtivos, com formação em engenharia química, engenharia de alimentos, bioenergia, ou áreas afins. Espera-se que o candidato participe de eventos científicos e prepare relatórios e artigos de pesquisa relacionados com o escopo do projeto.

O candidato receberá uma bolsa mensal de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 (aproximadamente USD 1500) mais reserva técnica (15% da bolsa) para ser utilizada em despesas diretamente relacionadas com as atividades de pesquisa.

Os candidatos devem enviar ao e-mail antonio.bonomi[at]lnbr.cnpem.br e mpcunha[at]unicamp.br os seguintes documentos: uma breve carta (1 página) descrevendo experiências anteriores e interesse na posição, um breve CV (máximo 4 páginas) destacando os principais indicadores acadêmicos e duas (2) cartas de recomendação. Os documentos devem ser apresentados o mais tardar até 1º de março de 2022.

Para mais informações sobre o processo de candidatura, favor contatar os endereços de e-mail indicados.

Sobre o CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes.

O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia, Meio Ambiente, Novos Materiais, entre outras. As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos inovadores nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; mecanismos moleculares envolvidos no início e progressão do câncer; doenças cardíacas e neurodesenvolvimento; nanopartículas funcionalizadas para combater bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de petróleo e gás e saúde; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.