O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) oferece três vagas de Treinamento Técnico Nível Cinco (TT-V), com financiamento FAPESP e duração de dois anos, para atuar em projeto de desenvolvimento e implementação de análise proteômica de células únicas. O trabalho será realizado no âmbito do grupo de espectrometria de massas, do Laboratório de Biociências (LNBio) no CNPEM.
Sobre o projeto
Os bolsistas integrarão o Laboratório de Espectrometria de Massas do LNBio-CNPEM e irão atuar no desenvolvimento e implementação de proteômica de células únicas no contexto de laboratório multiusuário. O trabalho se dará em três etapas: caracterização de populações celulares, análise proteômica de células únicas e análise de dados.
Responsabilidades e requisitos
- Vaga 1: O(a) bolsista será responsável pelo desenvolvimento de métodos de caracterização celular e imunofenotipagem por citometria de fluxo com vistas a compreender o proteoma de subpopulações celulares heterogêneas.
- Vaga 2: O(a) bolsista será responsável pela análise proteômica de células únicas por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas, processamento e análise de dados de proteômica. É necessário ter doutorado finalizado e ter experiência em análise proteômica.
- Vaga 3: O(a) bolsista será responsável pela análise de dados de proteômica de células únicas e deve ter sólida habilidade em programação. O candidato deverá ter doutorado na área de bioinformática, com experiência em análise de dados de transcriptômica, sendo fortemente desejado o interesse ou experiência em análise de dados por proteômica baseada em espectrometria de massas.
Em adição, para todas as vagas é necessário que o(a) candidato(a) atenda as exigências feitas pela FAPESP para usufruir da bolsa. Leia mais sobre as exigências e valores da categoria TT-V aqui.
Como se candidatar
Os interessados deverão enviar, até dia 20/10/2023, carta de apresentação, Curriculum Vitae e dois contatos de recomendação para Adriana F. Paes Leme (adriana.paesleme@lnbio.cnpem.br). Demais dúvidas podem ser encaminhadas para o mesmo endereço de email acima. O início previsto da bolsa é para 01/02/2024.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.