Made in Brazil

Publicado em 15/09/2021
Por Uol em 29/08/2021

Imagine olhar uma partícula de um milionésimo de milímetro. Esta é a medida de um nanômetro, e é nesta escala de aproximação que os pesquisadores se debruçam para achar respostas capazes de mudar o entendimento que temos hoje da física e química. A ciência descobriu que as nanopartículas e os nanomateriais formados a partir delas podem ter muitos “superpoderes”, dignos de revolucionar o futuro da humanidade.

Existe um material capaz de diminuir brutalmente o tamanho de um chip a ponto de ele viajar por nossas artérias? Que detecte na retina dos olhos uma doença degenerativa? Que permita trens levitarem sobre os trilhos sem atrito? Que torne o cimento inquebrável e as tintas antichamas? Que tira energia do ar? Que mate a cárie do dente sem broca? E uma bateria de celular sustentável e que dura anos?

Para todas essas perguntas, já há algum avanço brasileiro sendo feito que prova que sim. Conheça a seguir 12 pesquisadores e suas contribuições para este momento tão importante da nossa história (não deixe de ler mais sobre cada um clicando no link!). Eles foram escolhidos por Tilt e pelos próprios colegas por seus trabalhos realizados.

Superleves, superfortes, superflexíveis… Ativar!