Inscrições prorrogadas para o Programa Unificado de Estágios (PUE) do CNPEM

Publicado em 29/09/2022
Assessoria de Comunicação em 29/09/2022

Estudantes de nível Técnico e Superior podem se inscrever até o dia 10 de outubro

As inscrições para o Programa Unificado de Estágios (PUE) do CNPEM foram prorrogadas até o dia 10 de outubro. Venha fazer parte de um centro de pesquisa único no País, em um ambiente que proporciona contato ativo e diário com ciência, tecnologia e inovação.

Voltado a estudantes de nível Técnico e Superior, o PUE promove o equilíbrio ideal entre teoria e prática, para ao início de uma carreira brilhante. O desenvolvimento dos estagiários ao longo do Programa ocorre por meio de atividades de alta complexidade, orientadas à solução de verdadeiros desafios científicos. No CNPEM os estagiários são encorajados a exercerem autonomia para atuar em projetos de grande magnitude, sempre ao lado de pesquisadores dispostos a ajudar, o que contribui para uma aprendizagem criativa e dinâmica.

O início dos trabalhos dos estagiários selecionados nesta edição do PUE ocorre em fevereiro de 2023. O Programa tem duração de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do PUE, acesse: http://pages.cnpem.br/pue/

 

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.

O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas.

A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.