O Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, promove anualmente o Curso de Caracterização Química de Bagaço e Palha de Cana-de-açúcar (“Curso de Caracterização de Biomassa“). O Curso é gratuito e tem como público alvo alunos em nível de graduação, pós-graduação e profissionais com atuação em instituições de pesquisa e ensino cujos estudos se relacionem com o processamento de biomassas.
Durante o curso são apresentados conceitos teóricos sobre biomassas vegetais envolvendo a metodologia analítica, bem como os cálculos utilizados para balanço de massas nos processos. Com intuito de promover o bom aproveitamento, o curso é normalmente limitado a um grupo de 7 pessoas. O curso tem duração de 20 horas, divididas entre partes práticas e teóricas.
O objetivo é apresentar a metodologia para caracterização físico-química de bagaço e palha de cana-de-açúcar visando disseminar a técnica entre alunos, professores e profissionais da área. A técnica toma possível a comparação entre distintos processos de conversão de biomassas a outros produtos, através da determinação de seus constituintes no início, meio e fim do processo.