Por G1 Globo em 25/05/2021
A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (Espem) está com inscrições abertas até 13 de junho para um curso virtual gratuito que explora a tecnologia dos aceleradores de partículas e introduz as pesquisas realizadas no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
São 500 vagas para docentes das disciplinas de física, química e biologia das redes municipal, estadual, federal e privada de todo o país.
As inscrições devem ser feitas pela internet. Esta é a terceira edição do evento e ocorrerá de 26 a 30 de julho em formato on-line, com 40 horas de atividades ao vivo e também pré-gravadas. Professores de ensino superior que atuam em cursos de licenciatura destas áreas também podem se inscrever.
O curso oferecerá aulas expositivas sobre a fonte de luz sincrotron Sirius, visitas virtuais às instalações e introdução às pesquisas de cada Laboratório Nacional do CNPEM.
As candidaturas serão avaliadas de acordo com a atividade docente em sala de aula; a participação em diferentes projetos como PIBID, Olimpíadas e outros eventos e atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino e Carta de Motivação fornecida durante a inscrição.
Para a turma de 2021, a Espm busca selecionar participantes do maior número de estados possível, com um número equilibrado de homens e mulheres e distribuição igualitária entre as áreas da ciência propostas.
Serviço:
O que: Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021)
Quando: Prazo de inscrições até13 de junho de 202. Evento ocorre 26 a 30 de julho de 2021
Quanto: gratuito; inscrições pelo site
Para quem: Professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País