Projetos contemplados nesta chamada serão executados no 2º semestre de 2022; período de submissão segue até 27 de maio
Até o dia 27 de maio é possível submeter propostas de pesquisa para utilizar a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) ao longo do 2º semestre de 2022. A PPDP é uma das instalações abertas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI).
A submissão de propostas é realizada pelo sistema SAU online e os diferenciais da PPDP podem ser consultados neste endereço. A seleção das propostas é conduzida por um comitê interno que leva em consideração o alinhamento das pesquisas com a missão do LNBR/CNPEM, a originalidade da proposta, o mérito científico e o currículo do(s) proponente(s).
Datas importantes
- Período de submissão: 25 abril a 27 de maio de 2022
- Notificação do resultado: até final de junho de 2022
- Execução de propostas: julho de 2022 a novembro de 2022
Uma das cinco instalações abertas do LNBR/CNPEM, a Planta Piloto é utilizada para demonstração, em escala semi-industrial, de tecnologias de conversão de biomassa em biocombustíveis e produtos de origem renovável.
Avalia robustez e estabilidade das rotas tecnológicas e possibilita validar indicadores tecno-econômicos e de sustentabilidade de processos. Trata-se de uma estrutura singular em nível nacional pela flexibilidade em sua concepção, tornando-a compatível com uma grande gama de processos, e pela capacidade de equipamentos.
Dentre os principais equipamentos que compõem a PPDP destacam-se:
Reator contínuo e batelada de pré-tratamento (piloto e bancada);
- Biorreatores de 20L a 300L;
- Sistemas de separação e purificação de produtos;
- Sistemas para condicionamento de biomassa (piloto e bancada).
Em caso de dúvidas, entrar em contato com plantapiloto@lnbr.cnpem.br.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.