MCTIC, em 13/04/17
Por Ascm
O físico Adalberto Fazzio assumiu a diretoria do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) em cerimônia realizada no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), foi subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do antigo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e diretor da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Na cerimônia de posse, Fazzio destacou o protagonismo da nanotecnologia na produção de soluções que visam o desenvolvimento econômico e social. “A nanotecnologia não configura uma ficção futurista. Ela já é uma realidade observável em inúmeros produtos de diferentes setores econômicos”, afirmou.
O novo diretor do LNNano também ressaltou a necessidade de priorizar atividades em áreas estratégicas, como energia, mobilidade, medicina, saúde, meio ambiente, sustentabilidade, alimentos e nanosegurança. “É fundamental continuar gerando conhecimento, buscando inovação e formando recursos humanos qualificados. Um instituto de pesquisa como o CNPEM, com o complexo laboratorial mais bem equipado do país, deve continuar desenvolvendo seu papel protagonista.”
O LNNano integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O laboratório, aberto a usuários, busca, por meio de pesquisas internas, explorar oportunidades oferecidas pela nanotecnologia para atender às necessidades da agricultura, indústria e serviços, em âmbito regional, nacional e internacional. O laboratório atua, também, na criação e desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis.