A vaga de Cerqueira Leite será ocupada pelo tenente-brigadeiro-do-ar Reginaldo do Santos, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Na mesma reunião o conselho aprovou o nome do físico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho para o cargo de diretor-geral da ABTLuS.
Wongtschowski é presidente da Ultrapar Participações, empresa nacional de capital aberto com atuação nas áreas de distribuição de combustíveis (Ipiranga), distribuição de GLP (Ultragaz), logística de granéis líquidos (Ultracargo) e fabricação de produtos e especialidades químicas (Oxiteno).
Engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Wongtschowski é também membro do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade e do Comitê Empresarial Estadual da Inovação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); do Conselho Diretor do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); e presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei).
Carvalho Filho foi diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e gerente-geral de Parcerias e Recursos no Instituto Tecnológico Vale (ITV).
Ph.D em física pela Universidade Princeton, foi pesquisador associado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) e na Universidade de Paris XI.
A ABTLuS é gestora de quatro Laboratórios Nacionais – Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e Nanotecnologia (LNNano) – por meio de contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os quatro laboratórios estão instalados no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.
Repercussão: Agência FAPESP; Agora Vale; Portal do MCTI; Jornal da Ciência;