CNPEM tem propostas de financiamento selecionadas pela Chan Zuckerbeg Initiative (CZI)

Publicado em 18/11/2021

A organização filantrópica dirigida por Priscilla Chan, esposa do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, concedeu mais de US $ 5 milhões para projetos que ampliam o acesso à tecnologias avançadas de pesquisa a partir de bioimagens.

Um importante subsídio da Chan Zuckerberg Initiative (CZI) para melhorar o acesso às metodologias em criomicroscopia eletrônica (Crio-EM) na América Latina foi concedido essa semana aos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI) Marin van Heel e Rodrigo Portugal.

Os vencedores do prêmio “Expanding Latin American Cryo-EM Biomedical Research  vão desenvolver novos métodos em criomicroscopia eletrônica (cryo-EM ou crio-EM), coleta de dados e processamento de dados, como a “crio-EM resolvida no tempo”, para a observação de processos biológicos em nível molecular. A doação de duzentos mil dólares do CZI não é apenas um investimento no CNPEM, mas também representa um reconhecimento internacional do papel pioneiro da instituição na criação da primeira instalação de crio-EM de partícula única na América Latina.

O exclusivo instalação de Criomicroscopia Eletrônica do CNPEM  é principalmente dedicada a elucidar a estrutura dos complexos biomoleculares. A criomicroscopia é uma técnica de ponta ideal para imagens de macromoléculas biológicas e a compreensão de sua estrutura. O grupo de pesquisa da instalação liderou a elucidação da estrutura do vírus Mayaro, um patógeno humano, e das primeiras estruturas dos hexâmeros de septina livre, uma proteína importante do citoesqueleto. A análise crio-EM resolvida no tempo pode ser um passo significativo para imageamento de biomoléculas, permitindo a observação de processos e interações que ocorrem entre as moléculas.

A expansão do acesso a instalações de imagem crio-EM de ponta, combinada com amplo treinamento nas metodologias de processamento de imagem crio-EM subjacentes, são fundamentais para apoiar a comunidade latino-americana de pesquisadores de biologia estrutural. Isso é especialmente importante à luz de surtos de doenças como Zika e Covid-19.

A Chan Zuckerberg Initiative é uma instituição norte-americana, fundada em 2015 para ajudar a resolver alguns dos desafios mais difíceis da sociedade – desde a erradicação de doenças e melhoria da educação até o atendimento às necessidades das comunidades locais. CZI concedeu recursos de US $ 4,1 milhões para apoiar 17 projetos para aumentar o acesso a instrumentação de imagem e especialização de pesquisadores biomédicos na África, América Latina e Caribe e países da ex-União Soviética.

O CNPEM também está envolvido em segundo projeto, entre os 17 contemplados com financiamento do CZI. “Construindo Capacidade de Bioimagem na América do Sul“, proposto pelo Centro de Biologia Estrutural do Mercosul (CeBEM), tem a participação do pesquisador Rodrigo Portugal.