Assessoria de Comunicação (atualizado em 11/01/2018)
Total de recursos aprovados para o CNPEM supera valores obtidos pelas principais universidades
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), teve cinco projetos selecionados na primeira Chamada Pública do Instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos voltada ao financiamento de projetos científicos.
Por meio do trabalho de 300 revisores, brasileiros e estrangeiros, o Instituto selecionou 65 projetos, em meio a um total de 1955 propostas recebidas. Dentre as 331 instituições de pesquisa que participaram da chamada, o CNPEM foi, proporcionalmente, o principal destaque pela quantidade de projetos aprovados. Foram selecionadas as propostas submetidas pelos seguintes pesquisadores do Centro:
- Daniela Trivella (LNBio), na área de Química, Computação e Ciências da Vida;
- Douglas Galante (LNLS), na área de Ciências da Terra e Ciências da Vida;
- Leandro Santos (CTBE), na área de Ciências da Vida;
- Narcizo de Souza Neto (LNLS), na área de Física;
- Thiago Vallin Spina (LNLS), na área de Engenharia e Ciência da Computação.
Em números, o CNPEM obteve o equivalente a 0,066 prêmios/milhão de reais com seus cinco projetos selecionados. A USP, com oito projetos, obteve 0,0025 prêmios/milhão de reais. A UNICAMP teve três projetos selecionados, obtendo assim 0,0012 prêmios/milhão reais.
Observa-se que além do CNPEM apenas outros dois institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foram selecionados: o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), ambos com um prêmio cada.
Mais detalhes sobre a chamada pública e os resultados em: https://serrapilheira.org/chamada-publica/.