Episódios podem ser usados em salas de aula, palestras, atividades educativas e ações de divulgação científica
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) colocou à disposição no Youtube a série “Ciência Animada“, uma coleção de vídeos didáticos que explicam de forma dinâmica e acessível os principais conceitos, tecnologias e aplicações que fazem parte do dia a dia da pesquisa científica do Centro.
Com linguagem clara e ilustrações animadas, os vídeos abordam temas como microscopia eletrônica, edição gênica (CRISPR/Cas9), luz síncrotron, bioprodução sustentável, nanotecnologia e muito mais. O objetivo é ampliar a compreensão pública sobre ciência e inovação, oferecendo conteúdo de qualidade para professores, estudantes e o público em geral.
Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do CNPEM no YouTube e são ideais para uso em salas de aula, palestras, atividades educativas e ações de divulgação científica. O acesso é no: Playlist “Ciência Animada” no YouTube.
Técnicas de Microscopia
Como diferentes tipos de microscopia — como a eletrônica de varredura, transmissão e criomicroscopia — revelam estruturas invisíveis a olho nu, desde materiais até proteínas envolvidas em doenças.
Ciclo Viral
Mostra as seis etapas do ciclo replicativo de vírus como dengue, zika e chikungunya, explicando como ocorrem infecções e como isso pode subsidiar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.
Edição Gênica (CRISPR/Cas9)
Explica como essa ferramenta permite corrigir mutações genéticas e tratar doenças, inspirando-se no sistema imunológico natural de bactérias.
Processos Sustentáveis e Avaliação de Impacto
Como microrganismos modificados podem transformar biomassa em biocombustíveis, cosméticos e outros produtos verdes. Entenda também como o ciclo de vida desses produtos é avaliado para garantir sua sustentabilidade.
A Luz Síncrotron
Animação em 3D realista detalha o funcionamento do Sirius, uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo, e revela como os elétrons são acelerados para produzir a luz síncrotron, radiação usada para investigar a estrutura da matéria, em pesquisas de diversas áreas.
Também são abordados tópicos como nanotoxicologia: segurança no uso de nanomateriais; cultura 3D: criação de tecidos artificiais para pesquisa médica; Fábrica de Dispositivos: fabricação de chips e sensores em salas limpas; e Desenvolvimento de Enzimas: biocatálise e sustentabilidade na indústria.
Sobre o CNPEM
O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve atualmente o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. As atividades técnico-científicas do CNPEM são executadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia com apoio do Ministério da Educação (MEC).