CNPEM assina acordo de cooperação com consórcio de infraestrutura de pesquisa europeia Instruct-ERIC

Publicado em 21/10/2022
Assessoria de Comunicação em 21/10/2022

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) assinou hoje, 26/10, acordo de cooperação com o European Research Infrastructure Consortium for Structural Biology Research (Instruct-ERIC). Este é o 11º acordo que a infraestrutura europeia mantém com uma instalação de biologia estrutural de nível internacional e o CNPEM é a segunda instituição brasileira a fazer parte do consórcio.

“Estou entusiasmado com a crescente interação das comunidades de Biologia Estrutural presentes na América do Sul e Europa. A Covid-19 tornou evidente a necessidade de intercâmbio científico em escala global. A diversidade dos recursos, o intercâmbio de metodologias científicas e o treinamento de jovens cientistas serão partes essenciais de nossas colaborações futuras”, disse Harald Schwalbe, diretor do Instruct-ERIC.

 

Rodrigo Portugal, coordenador da infraestrutura de Cryo-EM no CNPEM, e Harald Schwalbe, diretor do Instruct-ERIC, assinam acordo de cooperação

“A promoção de parcerias internacionais é parte importante na estratégia do CNPEM. A colaboração com o Instruct-ERIC representa uma oportunidade para fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e de pesquisadores. Tem o potencial de impactar os usuários latino-americanos, que se beneficiam das instalações abertas do CNPEM, a fim de conduzirem pesquisas competitivas”, afirma o diretor geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva.

 

Rodrigo Portugal, coordenador das instalações de Criomicroscopia Eletrônica (Cryo-EM) no CNPEM diz que “Ter um acordo de cooperação entre o CNPEM e a Instruct-ERIC será de importância significativa para nossa estratégia em Cryo-EM. Isso nos permitirá fortalecer nossas colaborações científicas com a União Europeia e ampliar nossa capacitação no campo”.

Oficialmente assinado em 21 de outubro na International Conference on Research Infrastructures (ICRI 2022), o acordo significa que os pesquisadores do CNPEM podem agora ter acesso internacional e participar de treinamentos e intercâmbio de pessoal, organizadoss pelo Instruct-ERIC.

O CNPEM junta-se a uma lista de instituições que já participam do consórcio Instruct-ERIC:

  • Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, São Paulo)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Instituto de Investigaciones Bioquímicas de La Plata INIBIOLP (CONICET-UNLP)
  • Instituto de Químicay Fisicoquímica Biológicas (Universidad de Buenos Aires)
  • Instituto de Biología Molecular y Celular de Rosario (IBR)
  • Fundacion Instituto Leloir (FIL, Buenos Aires)
  • Universidade de Buenos Aires (UBA)
  • Universidade de San Martin (UNSAM)
  • Instituto Pasteur (Montevidéu)
  • Universidade de la Republica (Montevidéu)
  • Universidade da Cidade do Cabo (UCT, África do Sul)

 

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.

O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.

Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas.

A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.