CNPEM abre as portas neste sábado para visitação e food trucks

Publicado em 06/06/2018
ACidadeON, 22/05/2018

 

No evento as instalações dos quatro Laboratórios Nacionais do Centro recebem visitas guiadas para que o público possa conhecer de perto as pesquisas

Visita guiada em um dos laboratórios. Foto: Divulgação/CNPEM

O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) vai abrir as portas de seus laboratórios para visitação do público no próximo sábado (26) dentro do programa “Ciência Aberta”. A visita acontece das 9h às 15h, com diversas atrações.

No evento as instalações dos quatro Laboratórios Nacionais do Centro recebem visitas guiadas para que o público possa conhecer de perto as pesquisas e áreas de atuação do CNPEM.  O público poderá conhecer o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) – que é a única fonte de luz síncrotron da América Latina e saber mais sobre o acelerador de elétrons que é o coração desta máquina.

Além disso, os participantes terão a chance de conhecer mais sobre o Sirius a nova fonte de luz síncrotron brasileira em construção no CNPEM projetado pelo LNLS e considerado o projeto mais sofisticado da ciência brasileira.

A programação ainda inclui exposições, oficinas, estações para manipulação de microscópios e show da física. Estarão disponíveis também brinquedões para as crianças, caminhão desafio com atividades interativas e uma praça de alimentação com diversas opções de food trucks.

A entrada é gratuita e não precisa de inscrição antecipada, apenas algumas atrações são necessárias fazer um agendamento. O evento também vai recolher a doação de 1kg de alimento não-perecível: arroz, feijão, fubá, macarrão, óleo, leite ou molho de tomate que serão doados para as instituições beneficentes Semear, Centro Corsini e Casa Santana, selecionadas pela Fundação FEAC de Campinas.

Confira aqui mais detalhes do evento e a programação completa.