Centro de pesquisa que abriga Sirius divulga aprovados para graduação em ciências; mulheres são 9 entre 10 primeiros da lista

Publicado em 15/03/2022
G1 em 26/02/2022

Quarenta entre 943 inscritos foram selecionados e matrículas ocorrem entre 3 e 6 de março. Esta é a primeira turma do curso de graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação de escola do CNPEM.

A Ilum Escola de Ciências, iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), onde foi desenvolvido o Sirius, divulgou neste sábado (26) a lista com os 40 convocados para a primeira turma do curso integral de graduação em de Ciência, Tecnologia e Inovação. Deste total, 22 são mulheres, e elas ocupam nove entre as dez primeiras colocações.

O processo seletivo teve 943 inscritos e metade das vagas é reservada para estudantes oriundos da rede pública. As matrículas devem ser realizadas on-line ou presencialmente na secretaria da escola entre os dias 3 e 6 de março. As aulas começam em 7 de março, informou a organização.

Três itens foram considerados para a composição da nota final: manifestação de interesse no estudo de ciência enviada pelos alunos no ato de inscrição, a classificação no Enem e a entrevista individual. Metade das oportunidades é reservada para estudantes oriundos da rede pública.

Todos os alunos aprovados terão direito à moradia, alimentação e transporte gratuito durante o curso. No primeiro dia de aula, cada estudante receberá um laptop de última geração já equipado com todos os programas necessários para as atividades acadêmicas. Quem comprovar necessidade socioeconômica também terá custeio da viagem até Campinas (SP) pago pela Ilum.
A escola

A Ilum fica instalada em um prédio do bairro Santa Cândida, em Campinas, endereço onde na década de 1980 os pesquisadores iniciaram o desenvolvimento do primeiro acelerador de elétrons brasileiros, o UVX, recentemente substituído pelo Sirius. O prédio foi reformado para abrigar a Escola de Ciências.
Segundo o CNPEM, o currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo.
Nos dois primeiros anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, enquanto o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos.
Serviço
 
A Ilum Escola de Ciência fica na Rua Lauro Vannucci, 1.020, Parque Santa Cândida, Campinas

 

Repercussão: REDE BCNDNews JornalTem quote