Brasil conquista 3 medalhas de ouro e 2 de bronze na IPhO

Publicado em 09/08/2017
SBF – Sociedade Brasileira de Física, em 03 de agosto de 2017

Acontece na SBF, semana de 03 de agosto de 2017

A equipe brasileira das Olimpíadas de Física, formada por cinco estudantes, conquistou cinco medalhas, três delas de ouro, na 48ª International Physics Olympiad (IPhO), ocorrida de 16 a 24 de julho  em Yogyakarta, na Indonésia. O evento contou com a participação de 390 estudantes de 86 países e marcou a melhor participação brasileira na história.

A equipe nacional foi formada pelos estudantes Diogo Correia Neto e Gabriel Golfetti, de São Paulo, e Victor Almeida Ivo, Nicolas Meira Sinott e Vinicius Gabriel Felix Barbosa, do Ceará. Correia, Golfetti e Ivo levaram medalha de ouro, enquanto Lopes e Barbosa conquistaram o bronze.

Os cinco membros da equipe foram selecionados dentre os participantes das Olimpíadas Brasileiras de Física organizadas pela Sociedade Brasileira de Física, tanto a OBF (Olimpíada Brasileira de Física) quanto a OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas).

A preparação do grupo para a competição internacional foi feita pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional, coordenada pelo professor Munemasa Machida (Unicamp) e composta pelos professores Airton Deppman (IF-USP), José Joaquin Lunazzi (Unicamp), Mário Ueda (INPE) e José Roberto C. Piqueira (Politécnica-USP).

Os treinamentos da equipe foram realizados nos Institutos de Física da USP e da Unicamp, respectivamente em São Paulo e Campinas, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), em Campinas, no Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos em São José dos Campos (SP).

O Brasil participa da IPhO desde 2000 e tem tido bom desempenho, ficando em geral entre os 25 primeiros de cerca de 100 países, mas esta é a primeira vez que conquistamos três medalhas de ouro e duas de bronze – o melhor resultado do Brasil na IPhO.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone