Evento reuniu representantes da Embrapii, empresas parceiras e especialistas do CNPEM
Em comemoração aos primeiros dez anos de credenciamento do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) como uma Unidade Embrapii, foi realizado em 18 de novembro um encontro de líderes do CNPEM, representantes da Embrapii, especialistas de empresas parceiras e pesquisadores renomados, que marcaram a trajetória da Unidade Embrapii CNPEM. O evento “Unidade Embrapii CNPEM: 10 anos impulsionando a inovação” contou com apresentações e discussões importantes sobre projetos executados dentro da Unidade, bem como perspectivas futuras desse modelo no CNPEM.
A programação contou com três mesas redondas dentro dos temas de “Biotecnologia industrial e sustentabilidade”, “Novas soluções em saúde” e “Novos materiais e segurança”, além de apresentações do diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, do Diretor de Inovação e Relações institucionais da Embrapii, Igor Manhães Nazareth, e da coordenadora da Unidade Embrapii CNPEM, Patricia Magalhães.
“Ao longo dos dez anos de credenciamento, foram visíveis os benefícios que o modelo EMBRAPII trouxe para expansão da contribuição do CNPEM para a geração de inovação em empresas de diversos portes e setores, que se beneficiaram de nossas competências, recursos humanos qualificados e infraestruturas, em projetos complexos e com alto potencial de inovação e impacto nos setores de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Nos próximos 10 anos, esperamos impulsionar ainda mais a inovação no ambiente produtivo brasileiro com as tecnologias desenvolvidas em parceria com a Unidade CNPEM”, comenta Patricia Magalhães.
Sobre a Unidade Embrapii CNPEM
O CNPEM é uma Unidade Embrapii desde 2014 e em 2019 ampliou sua área de competência para o tema de biotecnologia, com possibilidade de abrigar projetos na área da saúde. Em 2023 o CNPEM assumiu a presidência da Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Bioeconomia, com o propósito de promover atividades de PD&I para valorizar e explorar a biodiversidade brasileira de forma sustentável. O financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizado entre as Unidades EMBRAPII e empresas traz a contribuição de compartilhar os riscos da inovação com o ambiente produtivo, oferecendo recursos não reembolsáveis, fluxo contínuo e a agilidade de negociação direta entre a empresa e a unidade credenciada. Saiba mais sobre a área de Inovação no CNPEM.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC)